O mai velho e mais novo: com 21 anos, André Fufuca é o deputado mais jovem do país

O mai velho e mais novo: com 21 anos, André Fufuca é o deputado mais jovem do país: "



Thiago Reis e Thiago Guimarães/G1


SÃO PAULO – O mais velho deputado estadual do país é do Rio de Janeiro e tem em quem se inspirar na cidade. “Oscar Niemeyer está com mais de 100 anos e continua produzindo. É um exemplo”, diz Gerson Bergher (PSDB).


Aos 85 anos, ele se prepara para o quarto mandato na Assembleia Legislativa do Rio. E não pensa em parar. “Enquanto estiver vivo atuarei na luta contra as desigualdades, contra as injustiças”, afirma.


Psiquiatra, Bergher diz que, “devido à idade”, já não exerce mais a medicina, mas conta que já teve inclusive uma clínica na Penha. Desde 1960 na política, ele já foi também vereador, outras quatro vezes.


“Fui candidato novamente porque os eleitores exigiram. Tive mais de 35 mil votos. Deus nos coloca no mundo para servir enquanto puder produzir”, diz o deputado reeleito.


Casado, pai de dois filhos e neto de dois jovens na faixa dos 20 anos, Bergher diz estar “na torcida” por um bisneto, mas conta não fazer “pressão”.


Questionado se pretende servir de lição aos novatos na Casa, desconversa. “Muitas vezes me pedem opinião dizendo que sou o mais experiente. Mas cada um tem sua experiência”, conclui.


Deputado mais novo disputa no lugar do pai


O estudante André Fufuca (PSDB), de 21 anos, é filho do deputado estadual Fufuca Dantas (PMDB), ex-prefeito de Alto Alegre do Pindaré (MA).


Conhecido por “Fufuquinha”, ele disputou sua primeira eleição porque o pai teve o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) em razão de o Tribunal de Contas estadual ter desaprovado suas contas na Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré.


Fufuca obteve 32,6 mil votos. A reportagem fez contato com o PSDB no Maranhão e aguarda resposta sobre pedido de entrevista com o deputado eleito.


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini