No Piauí, Wilson Martins abre vantagem de mais de 11 pontos

No Piauí, Wilson Martins abre vantagem de mais de 11 pontos: "


O candidato para o Governo do Estado pelo PSB, Wilson Martins (PSB), abriu vantagem de 11,20 pontos percentuais sobre seu adversário, o candidato do PSDB, Sílvio Mendes, para ser reeleito governador, a 11 dias antes da eleição, revela a 1ª pesquisa realizada no segundo turno pelo Jornal Meio Norte e Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), entre os dias 11 a 13 de outubro com 1.539 eleitores de 69 municípios de todas as 15 microrregiões do Piauí.


O governador Wilson Martins saiu na frente com 51,33% das intenções de voto estimuladas contra 41% de Sílvio Mendes.


Os eleitores que não sabem ou não quiseram opinar somam 5,72% e os que querem votar em nulo ou em branco representam 1,95%.


Quando se consideram apenas os votos válidos – excluindo brancos e nulos, Wilson Martins tem 55,60% contra 44,40% de Sílvio Mendes.


A margem de erro da pesquisa é de de 2,45% para mais e para menos.


A pesquisa era para ter sido publicada no domingo, mas a coligação do candidato do PSDB ao Governo do Estado, Sílvio Mendes, entrou com ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra sua veiculação questionando a margem de erro. Mas o juiz eleitoral Sandro Helano, após enviar a pesquisa para análise do Setor de Informática e Estatística do TRE e liberou a publicação da pesquisa do Jornal Meio Norte e Instituto Amostragem, com a mesma margem de erro, de 2,45%.


“O questionamento do PSDB faz parte da guerra jurídica que é travada em uma campanha eleitoral, mas o Instituto Amostragem provou para a Justiça Eleitoral que os argumentos apresentados na impugnação da pesquisa feita pela coligação de Sílvio Mendes não invalidavam os resultados e, portanto a pesquisa está apta a ser divulgada”, declarou o professor da Universidade Federal do Piauí e estatístico João Batista Teles, presidente do Instituto Amostragem.


A pesquisa é não aleatória por cotas de sexo, faixa-etária, grau de instrução, renda do chefe do domicílio, microrregião e municípios. Foram feitas entrevistas domiciliares e individuais.




Meio Norte

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini