Nice Lobão: bendito é o fruto entre os homens

Nice Lobão: bendito é o fruto entre os homens: "

do Blog do Mário Carvalho



No Maranhão, apenas a deputada federal Nice Lobão (DEM) irá compor a ala feminina na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ela obteve um total de 95.129 votos.


A bancada feminina no Congresso permanece inalterada com os resultados mantidos até o momento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Contrariando as pesquisas e a margem de crescimento, uma média de 4 novas parlamentares por eleição, a presença feminina no Legislativo em 2011 permanecerá a mesma: 56 representantes – 12 no Senado e 44 na Câmara. Mesmo tendo quase dobrado o número de candidatos na Câmara em relação à disputa de 2006, 40% a mais, o resultado final das urnas não acompanhou o crescimento.


A composição na Câmara perdeu uma representante e fechou o saldo com 44 eleitas. Em compensação, no Senado oito mulheres foram eleitas e garantiram 12 integrantes. Elas se somam a três senadoras com mandato até 2015 e uma suplente, Ana Rita Esgário (PT-ES), que assume no lugar de Renato Casagrande (PSB), eleito governador do Espírito Santo.


As modificações promovidas pela minirreforma eleitoral (Lei 12034/2009) alavancaram o número de candidatas na corrida eleitoral. Pelo texto aprovado, 30% das vagas passaram a ser destinadas às mulheres,que passaram a contar com 5% da cota dos fundos partidários para as suas campanhas. Também ficaram reservados a elas pelo menos 10% do tempo na propaganda eleitoral.


Veja a lista das mulheres eleitas para a Câmara e para o Senado


Com informações do Congresso em Foco



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos