Pular para o conteúdo principal

Maranhão terá mais sete defensores públicos

Maranhão terá mais sete defensores públicos: "


do JORNAL O QUARTO PODER



Sete defensores públicos do Estado serão nomeados até o final deste ano. O anúncio foi feito pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, ao fazer um balanço dos primeiros meses de sua gestão no comando da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA).

O defensor geral enfatizou a importância das nomeações, pois, os profissionais, já aprovados em concurso, atuarão nos novos núcleos do órgão no interior do Maranhão. A integração deles no quadro deve ser efetivada a partir de novembro. Outros cinco defensores foram nomeados recentemente e já estão em atuação nos núcleos de Imperatriz e Açailândia.

Em reunião com os defensores públicos, na sede da Instituição, Aldy Mello Filho destacou ações e projetos que têm dinamizado e fortalecido o trabalho da Defensoria como órgão essencial à garantia de direitos a segmentos vulneráveis da sociedade. Em quatro meses de gestão, foram instalados núcleos do órgão em Imperatriz e Açailândia, expandindo os serviços oferecidos pelo órgão à Região Tocantina com grande contingente populacional.

De acordo com Aldy Mello Filho, a interiorização das atividades da Defensoria está sendo retomada com base no diálogo com a comunidade. A implantação dos núcleos regionais foi antecedida por audiências públicas nos municípios, uma iniciativa inédita, que visa à elaboração de um plano de trabalho consistente, pautado nas necessidades do cidadão e dentro das possibilidades administrativas e orçamentárias do órgão.

Também, de forma pioneira na Instituição, foi realizado o Curso de Formação de Defensores Públicos, que teve como objetivo apresentar aos novos profissionais da carreira o funcionamento dos núcleos e as ações desenvolvidas pela DPE-MA.



Expansão

A criação do plantão aos finais de semana, feriados e recesso também chegou para reforçar a atuação da Defensoria no Estado. O novo serviço visa amparar o cidadão em seus direitos, dando continuidade à prestação de atendimento jurídico integral e gratuito fora do atendimento regular.

A Instituição iniciou as tratativas para a adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), voltado à capacitação de servidores e à melhoria da gestão dos recursos e dos serviços prestados aos cidadãos.

“Estamos investindo em um moderno parque tecnológico com o intuito de dinamizar as atividades da instituição, visando à sistematização dos dados e o aprimoramento gerencial das informações, com foco na melhoria dos serviços prestados à comunidade”, disse Aldy Mello aos defensores.



Orçamento

As melhorias apresentadas pelo defensor são resultado de uma Defensoria mais forte administrativa e financeiramente. A autonomia orçamentária ganhou reforço com a previsão de um índice próprio para despesas com pessoal na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011. Isso significa que a DPE-MA, agora conta com um parâmetro objetivo para a apresentação de sua proposta anual de orçamento, a exemplo do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Dentre as ações mais recentes, citou a criação da Comissão de Defesa de Prerrogativas Institucionais, que visa assegurar aos membros da Defensoria o livre exercício de suas atribuições legais e constitucionais. A comissão investigará situações de ameaça e violação de direitos ou prerrogativas do defensor público, assim como caberá a ela combater quaisquer obstáculos ao exercício das atividades institucionais.



Parceria

A DPE-MA estabeleceu, ainda, diversas parcerias, como o termo de cooperação técnica firmado com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania para uma atuação conjunta em Imperatriz e Açailândia, por meio dos núcleos regionais e do Centro de Referência em Direitos Humanos do Maranhão.

Com a Secretaria de Igualdade Racial (Seir) está sendo realizado um trabalho em conjunto, visando promover e fortalecer a política de regularização fundiária nas áreas remanescentes de quilombos do Estado.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l