Pular para o conteúdo principal

Maranhão tem o Português mais bem falado do Brasil

Maranhão tem o Português mais bem falado do Brasil: "



do Maranhão Maravilha

Maranhão no encalço da língua


Bruna Castelo Branco
Da equipe de O Estado


A variação lingüística no país será tema de discussão no I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolingüística, que acontecerá de 17 e 21 de outubro, no Campus do Bacanga. O evento marca as comemorações dos 44 anos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e é organizado pela instituição, em parceria com as Universidades do Ceará e do Pará.


A abertura do evento ocorre às 19h, no Palácio Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias) com conferência de Michel Contini, pesquisador em geolingüística e sociolingüística. De segunda a quinta-feira serão ministrados: minicursos, conferências e mesas-redondas. Haverá exibição de pôsteres e sessões de comunicação. No terceiro dia do congresso, ocorrerá o lançamento de três livros: “Nova Gramática do Português Brasileiro”, do professor doutor Ataliba Teixeira de Castilho, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas; “Português falado no Maranhão: Múltiplos olhares” e a segunda edição de “Português do Maranhão: Estudos Preliminares”, livros provenientes do Projeto Alima e publicados pela editora Edufma.


O tema do evento será “A Contribuição dos estudos dialetais e sociolingüísticos para uma política de línguas”, em homenagem a pesquisadora Maria do Socorro Silva de Aragão, autora do terceiro atlas elaborado no Brasil e, que, atualmente, continua contribuindo para a formação de novos pesquisadores atuando como Diretora Científica do Atlas Lingüístico do Brasil. A homenageada, que comparecerá ao congresso, tem uma relação especial com os estudos lingüísticos do Maranhão. Foi ela quem iniciou as primeiras pesquisas na área na década de 70 e, até hoje, seus trabalhos são referências para dar continuidade a novos projetos.


Dialetologia - Organizado pelo projeto Atlas Lingüístico do Maranhão (Alima), o evento busca promover o debate e o mapeamento das diferentes formas de falar do português, percebendo as variações regionais de significações de palavras e formas de pronunciar. A programação é voltada para diferentes áreas ligadas à educação, tanto em níveis básicos quanto em estudos mais avançados. “Depois que os livros do Alima foram lançados, o primeiro em 1996 e o segundo em 1998, houve uma cobrança de realizar um evento que pudesse trazer especialistas para discutir essas diferentes”, explica José Ribamar Mendes, coordenador do Congresso.


Durante a semana, serão apresentados dados que comporão os atlas lingüísticos estaduais e do brasileiro, publicações previstas para 2011. As duas publicações atualizam as expressões utilizadas atualmente em níveis estadual e nacional e mostra as variações por faixas etárias. Segundo o professor José de Ribamar Mendes Bezerra, por causa dos avanços da comunicação de massa é possível perceber uma padronização nos modos de falar. “A influência, principalmente, televisiva é muito forte. A gente percebe essa homogeneização com o modo de falar do Rio de Janeiro e São Paulo que estão mais em foco na mídia. Nos mapeamentos que estamos fazendo pelo Maranhão, percebemos que, nos locais em que não há muita influência midiática, os modos de falar regionais ainda são mantidos”, frisa o pesquisador.


De acordo com os dados do projeto Alima, no Maranhão, as variações lingüísticas são muito grandes, por exemplo, a conjugação correta dos verbos que deu ao estado a tradição de ser o que fala português mais corretamente no Brasil, hoje em dia, não é mais tão usual. Isso se reflete pelo uso do “tu”, que vem sendo substituído pela forma de tratamento “você”, principalmente, em São Luís. “Hoje em dia não é tão usual como antigamente. A gente percebe uma mudança, principalmente, por faixa etária. Os antigos conseguem preservar mais essas informações”, observa.
Outra modificação no sotaque do maranhense é identificada no município de Carutapera, cujo modo de expressar-se verbalmente assemelha-se mais com a forma de falar dos paraenses. “Como é mais próximo, eles se estendem mais em algumas letras como o “s” e o maranhense fala de forma mais anasalada”, completa Conceição Ramos, coordenadora do Projeto Alima.


Para se inscrever, basta acessar o site do congresso http://www. alima.ufma.br, preencher a ficha de inscrição, que deverá ser enviada como anexo para o seguinte e-mail: inscrição.cids@gmail.com. O pagamento da taxa deverá ser feito via depósito bancário, identificado com o nome do congressista, em favor de José de Ribamar Mendes Bezerra, na conta nº 12.431-1, do Banco do Brasil, Agência 4445-8 UFMA-Campus do Bacanga.


Ao enviar a ficha de inscrição – que deve ser encaminhada em arquivo de texto do Word (formato DOC) –, o participante deverá anexar também o comprovante de pagamento digitalizado (formato JPG).
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l