Pular para o conteúdo principal

Guerra religiosa contraria 500 anos de história, diz Dilma

Guerra religiosa contraria 500 anos de história, diz Dilma: "


Ricardo Galhardo, iG São Paulo

No Amparo Maternal, em S.Paulo, petista reclama de 'campanha orquestrada' para que debate fique restrito a temas como o aborto

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse neste sábado que existe uma campanha orquestrada para que o debate eleitoral do segundo turno fique restrito a temas religiosos como o aborto e impeça a discussão de outros temas importantes para o País. Segundo Dilma, que evitou apontar os autores desta campanha, há uma tentativa de criar um clima de divisão religiosa que nunca ocorreu no Brasil e pode levar à divisão da população.


'Houve um processo nesta eleição que contraria tudo que o Brasil conseguiu construir ao longo de seus mais de 500 anos de vida. Somos um país que nunca teve conflito religioso. Querer criar contradição religiosa onde não tem é criar um clima de divisão no País. É algo que não honra a nossa democracia a tentativa de construir esta eleição em cima de divergências religiosas', disse ela.


Alvo de críticas de setores da imprensa que no primeiro turno acusaram o PT de atentar contra a liberdade de expressão, Dilma disse que o direito à opção religiosa é tão importante quanto a liberdade de imprensa.


'Tenho clareza que o Estado é laico e é obrigado a respeitar todas as diversidades culturais e religiosas deste país, tanto as religiões cristãs quanto as de outras matrizes. É uma questão de liberdade', afirmou. De acordo com Dilma, a onda de boatos que circulou nos meios religiosos é uma ação proposital para evitar que a campanha aborde outros temas.


'Tem uma deliberada tentativa de fazer com que a gente entre só nesta pauta', disse ela.

Questionada sobre quem seria o responsável pela onda de boatos, Dilma evitou fazer acusações mas disse que se a boataria persistir no segundo turno só pode ser obra do tucano José Serra. 'Antes havia dez candidatos e não dava para saber de onde vinha. Agora só tem dois. Se continuar esta rede de boatos e intrigas, só pode vir do meu adversário', afirmou.


Embora tenha negado que a visita à maternidade Amparo Maternal - que tem 70 anos de existência e é ligada à Igreja católica - faça parte da estratégia de defesa contra os boatos de cunho religioso, Dilma voltou a falar sobre o aborto.


'Não vou liberar o aborto porque não é o aborto liberado que está acontecendo no Brasil. Minha proposta é assegurar que as meninas e as mulheres jovens tenham apoio para ter seus filhos, que elas não tenham que esconder sua gravidez, que os pais e as mães não as expulsem de casa, que elas não tenham a coisa horrorosa que chama medo e sejam obrigadas a chegar a este ponto que é a eliminação da vida', disse.


Dilma usou uma passagem bíblica para dizer que é hipocrisia fingir que não existe aborto ilegal no País. 'Se não se criar isso (a consciência de que existe aborto ilegal) nós somos aquilo que a Bíblia chamou de sepulcro caiado, caia mas continua no fundo sendo sepulcro. Isso chama hipocrisia, é fingir que não vê que isso acontece e acontece em todos os bairros pobres deste País', afirmou.


Privatizações


A campanha de Dilma avalia que a candidata já perdeu tempo demais falando sobre assuntos religiosos. Isso tem impedido que a candidata entre na agenda que interessa a ela e que já está definida, dizer que Dilma e Serra tem a mesma posição sobre aborto e partir para o debate sobre as privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso.


'O primeiro ato do candidato adversário foi fazer um discurso defendendo as privatizações e propondo mudança no marco regulatório do Pré-Sal. O primeiro ponto que diferencia os dois candidatos já foi colocado. Este é o debate que nós queremos fazer', disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.


Além das privatizações, a campanha de Dilma pretende fazer a desconstrução dos quatro anos do governo Serra em São Paulo mostrando supostas falhas administrativas do tucano e explorando o fato de que somados os votos de Dilma e Marina Silva (PV), quase 60% dos paulistas votaram contra Serra no primeiro turno.


Dilma disse também que já recebeu as propostas encaminhadas por Marina, vai fazer uma ampla discussão na campanha sobre como incorporá-las a seu programa de governo, e lembrou que as sugestões de Marina estão mais afinadas com sua campanha do que com a de Serra. 'As propostas da Marina tem mais a ver conosco do que com o nosso adversário. Vamos travar especificamente uma grande discussão a este respeito, bastante respeitosa', disse Dilma.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l