Gestora maranhense representará o Maranhão nos EUA

Gestora maranhense representará o Maranhão nos EUA: "


do Geraldo Castro

Professora Conceição Soeiro representará o Maranhão nos EUA


A diretora da Unidade Integrada (U.I) Sagarana II, Maria da Conceição Soeiro Cruz, embarca, nesta segunda-feira (11), juntamente com outros gestores escolares selecionados no Brasil, para uma viagem de intercâmbio de experiências nos Estados Unidos. A viagem faz parte do 11° Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Escola Destaque Brasil – ano base 2009.

O 11° Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Unesco e da Fundação Roberto Marinho.

A premiação é um reconhecimento aos profissionais de educação que planejaram atividades e não mediram esforços para melhorar a qualidade do ensino em suas cidades, através da gestão escolar.

A escola estadual também foi vencedora do 4° Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar, iniciativa da Seduc com a finalidade de estimular o desenvolvimento da gestão democrática nas escolas públicas do Maranhão para disseminar as boas práticas de gestão. Neste sentido, a escola aderiu ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) desde o dia 15 de maio de 2009.

A Unidade Integrada Sagarana II, escola da rede estadual de ensino localizada no Bairro Alemanha, disputou a premiação pela segunda vez. No ano passou foi uma das selecionadas em segundo lugar. Este ano, a escola foi selecionada no Maranhão entre 2.391 inscritas de 24 estados, para participar de intercâmbio de experiências nos Estados Unidos.

Profissional da educação há 19 anos com experiência em diversos colégios da rede estadual de ensino, Maria da Conceição Soeiro Cruz conta que sua meta como gestora é trabalhar para melhorar e elevar os indicadores educacionais do estado.

Ela disse que traçou os planos estratégicos que levaram o colégio a participar da disputa do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Escola Destaque. Disse ainda que, com estas ações, o colégio elevou os seus indicadores educacionais.

Conceição Soeiro destaca que, com o apoio dos profissionais de educação do Sagarana II, em 2009, o colégio superou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) previstas para 2012 pelo Ministério da Educação (MEC).

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), Conceição Soeiro disse que foi possível melhorar o sistema pedagógico da escola. Neste sentido, ela destacou a formação e a capacitação continuada dos professores, a efetiva participação dos pais dos alunos e da comunidade na escola.

Entre as ações que levaram a escola a ser classificada no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e vencer o 4° Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar, Conceição Soeiro enfatizou melhorias no desempenho acadêmico dos alunos, a gestão participativa do colégio e o excelente clima escolar desenvolvido em parceria com as famílias residentes no entorno da escola, localizada em área de risco.





Viagem aos EUA servirá para

conhecer experiências exitosas



Selecionada pela segunda vez para receber o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e disputando o Prêmio Sesi de Qualidade na Educação (PSQE), a diretora da Unidade Integrada (U.I) Sagarana II, Maria da Conceição Soeiro Cruz, disse que deseja aproveitar a viagem de intercâmbio para conhecer experiências exitosas dos Estados Unidos e de outros países que estarão envolvidos no programa da viagem.

Ele conta que aproveitará para conhecer o sistema de avaliação das escolas, da qualidade do ensino e do comportamento dos estudantes e pais junto às escolas dos Estados Unidos, Argentina e México para colocar em prática no Maranhão as exitosas destes países.

Conceição Soeiro, juntamente com os diretores premiado, participará nos Estados Unidos, de uma série de atividades até o dia 6 de novembro. O grupo participará de seminário sobre gestão e liderança escolares durante uma semana em Washington. Integram a comitiva gestores escolares do Brasil, México e Argentina.

Concluída a primeira etapa da viagem, os educadores serão divididos em grupos para visitar Carolina do Norte, Geórgia, Maryland, Minnesota, Nevada, Nova Jersey, Massachusetts, Tinisse, Washington e Wisconsin. Nesses locais, serão recebidos por diretores americanos, que visitaram o Brasil como parte do intercâmbio.

No início de novembro, ao final da viagem, os 24 diretores participarão na Fundação Roberto Marinho no Rio de Janeiro, da cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Escola Destaque Brasil. Seis finalistas concorrerão ao prêmio de R$ 15 mil e o diploma Escola Destaque Brasil.

A primeira escola de cada estado receberá R$ 2 mil, diploma de Escola Referência em Gestão Escolar, uma coletânea de vídeos educativos e 300 livros para montar uma biblioteca. Os diretores ganham o diploma Liderança em Gestão Escolar, além da viagem para os Estados Unidos.

“É prazeroso mostrar os projetos resultantes de um trabalho em 19 anos de tempo de serviço no Estado”, comemora a diretora da Unidade Integrada (U.I) Sagarana II.

A escola também é a única da rede estadual de ensino localizada em São Luís que disputa o Prêmio Sesi de Qualidade na Educação (PSQE). O Sagarana disputou a indicação para o PSQE com 1.883 escolas inscritas em todo o país. Foram selecionadas 35 escolas, das quais 17 são da região Nordeste.





Liderança escolar é reconhecida



Diretora da Unidade Integrada (U.I) Sagarana II, Maria da Conceição Soeiro Cruz é uma líder de sucesso. Graduada em Letras e em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com especialização em supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leitura e Formação de Leitores pela UFMA. Pós-graduada em MBA – Desenvolvimento Gerencial pela Faculdade Antenas Maranhense (FAMA).

Ela desenvolve o voluntariado pelo programa Gespública, coordenando a Pastoral Familiar em 38 paróquias da arquidiocese de São Luís. Atualmente exerce a função de Gestora Geral da Unidade Integrada Sagarana II, da rede estadual de ensino do Maranhão.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos