Começa a disputa pela presidência da Assembléia

Começa a disputa pela presidência da Assembléia: "



do Jorge Aragao

A eleição foi realizada e concluída no último domingo dia 03 de outubro, e nem bem passou a briga das urnas, outras disputas prometem movimentar a política maranhense. Uma dessas batalhas será para ocupar a cadeira de presidente da Assembléia Legislativa.


Como a oposição conseguiu eleger apenas 13 deputados, isso contabilizando Neto Evangelista e André Fufuca que devem integrar a base do governo, ficou praticamente impossível que a oposição lute pela presidência e que o atual presidente, Marcelo Tavares, tente uma reeleição.


Sendo assim a disputa ficará entre os governistas. A base do governo na Assembléia deverá contar com 29 ou 31 parlamentares, desses 12 ou 14 serão deputados de primeiro mandato e com remotas possibilidades de conseguirem logo na estréia a presidência da casa. Com isso, a disputa ficaria entre 17 deputados.


Até o momento, apenas dois parlamentares – Tatá Milhomem (DEM) e Manoel Ribeiro (PTB) – curiosamente ex-presidentes da Assembléia Legislativa, já confirmaram que pretendem disputar a presidência da casa em 01 de fevereiro de 2011, data da posse dos novos parlamentares.


O deputado Tatá Milhomem (foto acima) foi o primeiro a afirmar que será candidato a presidência da Assembléia Legislativa.


“Sou candidato a presidente sim e tenho certeza que vamos vencer, tenho recebido muito apoio dos colegas e serei candidato em qualquer hipótese” afirmou Tatá Milhomem que foi reeleito pela quinta vez consecutiva e presidente no biênio (2003 e 2004)


Nesta terça-feira (04) foi a vez do deputado Manoel Ribeiro (foto) confirmar que também pretende disputar a eleição para a presidência da mesa diretora.


“Penso em retornar a presidência. Um grupo de deputados já me fez o convite, agora vamos sentar para conversar e irei colocar meu nome para a discussão” declarou Manoel Ribeiro que por dez anos (1993 a 2002) foi presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão.


Apesar de apenas Tatá Milhomem e Manoel Ribeiro terem confirmado a pretensão de disputar a presidência, o nome do deputado Max Barros é especulado nos bastidores, mas ainda extra oficialmente. Max poderia até ser o candidato preferido por alguns parlamentares da oposição.


Já Ricardo Murad, o deputado estadual mais votado nas eleições 2010 e um dos mais cotados para a presidência, deverá retornar a Secretaria de Saúde para concluir o trabalho desenvolvido no início do atual governo.


Entretanto, é bom salientar que as discussões e especulações estão apenas começando, afinal faltam quase quatro meses para a eleição e daqui até lá fatalmente muita coisa vai acontecer. Desde já façam suas apostas.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini