Pular para o conteúdo principal

Vaticano intercede por iraniana condenada à morte e que levou 99 chicotadas

Vaticano intercede por iraniana condenada à morte e que levou 99 chicotadas: "






Franceses protestam em frente a Torre Eifel por condenação

de iraniana. Foto: Mal Langsdon/Reuters - 28.ago.10
O Vaticano afirmou neste domingo estar acompanhando de perto o caso da iraniana condenada à morte por apedrejamento, e que pode intervir usando os meios diplomáticos em apoio à mulher.



O anúncio foi feito após o filho de Sakineh Mohammadi Ashtiani, Sajjad Ghaderzadeh, ter feito um apelo ao papa Bento 16 e ao governo italiano para intervirem pela vida de sua mãe, em entrevista a agência de notícias italiana Adnkronos.



'A Santa Sé está acompanhando o caso com atenção e participação', disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em comunicado. 'A posição da Igreja contra a pena de morte é bem conhecida e o apedrejamento é uma forma particularmente brutal dela.'



Quando é feito um pedido por intervenção em assuntos humanitários pertencentes a outro Estado, o Vaticano intervém por meios diplomáticos em vez de publicamente, afirma o comunicado.



O governo italiano renovou neste domingo seu apelo ao Irã para que não execute Sakineh, pedindo que Teerã considere 'um gesto de clemência' no caso.



99 chicotadas



Ontem, o filho da iraniana afirmou que o Irã teria condenado sua mãe a receber mais 99 chicotadas na prisão por ter 'propagado a corrupção e a indecência' após permitir a divulgação de uma foto sua em um jornal britânico. A afirmação foi feita pelo advogado que representa a iraniana, baseados em relatos de detentas libertadas recentemente da prisão de Tabriz, onde Sakineh é mantida há quatro anos. As informações foram publicadas pela revista digital francesa 'La règle du jeu' e o blog 'Dentelles et Tchador', mas ainda não foram oficialmente confirmadas.



'O advogado de minha mãe, Hutan Kian, foi informado ontem por detentas da penitenciária que acabavam de ser libertadas', explicou Sajjad, que estava na cidade de Tabriz, noroeste do Irã. 'Ele entrou em contato com o juiz independente da penitenciária, que confirmou a pena.'



A fotografia em questão foi publicada em 28 de agosto pelo jornal britânico 'Times'. Era a fotografia de uma mulher sem véu, que foi apresentada como sendo Sakineh. Na verdade, era outra pessoa, e o jornal acabou pedindo desculpas aos leitores pelo erro, informa o 'The Guardian'.



A mulher retratada era Susan Hejrat, uma ativista política iraniana que vive na Suécia, cuja foto foi publicada na internet junto a um artigo que ela escreveu sobre o caso de Sakineh, o que pode ter gerado a confusão, explica o 'Guardian'.



'Segundo o que sabemos até o momento, a sentença de 99 chicotadas ainda não foi aplicada. Assim que recebi as desculpas do 'Times' pela foto identificada incorretamente, eu imediatamente informei o advogado e vamos entrar com uma apelação. Minha mãe não pode receber visitas nas últimas duas semanas, ninguém pode visitá-la, incluindo a família e até mesmo o advogado. Ela também não pode fazer ligações, e nós estamos completamente sem contato', disse o filho de Sakineh ao jornal britânico 'Observer'.



Pressão


Na última quinta-feira (2), o filho de Sakineh afirmou que somente uma mobilização constante poderá salvar sua mãe, em uma entrevista ao jornal francês 'Libération'. 'Eu lhes peço, não a abandonem. São vocês, uma vez mais, que nos têm nas mãos. Se não fosse por vocês, minha mãe já estaria morta', pediu Sajjad.



A condenação de Sakineh à morte por apedrejamento causou uma campanha mundial para evitar a punição, que foi temporariamente suspensa. 'Mas suspensa não quer dizer anulada', insistiu Sajjad.



Para tentar salvar Sakineh, Lévy lançou uma petição que já conseguiu mais de 51 mil assinaturas, segundo o site laregledujeu.org.



O filho da iraniana descreve as condições 'muito duras' de detenção de sua mãe em Tabriz, no oeste do Irã, onde 'é submetida a interrogatórios incessantes por parte dos serviços de inteligência iranianos'.



Como já tinham afirmado os advogados de Sakineh, Sajjad assegurou que sua mãe 'foi torturada' antes de confessar, em 11 de agosto, em entrevista à TV estatal iraniana, que o homem com o qual tinha relações matou seu marido diante dela.



'As autoridades precisavam dessas confissões para pode reabrir a acusação de assassinato de meu pai', explicou Sajjad.



Caso Sakineh

Mãe de dois filhos, Sakineh foi condenada em maio de 2006 a receber 99 chibatadas por ter um 'relacionamento ilícito' com um homem acusado de assassinar o marido dela. Sua defesa diz que Sakineh era agredida pelo marido e não vivia como uma mulher casada havia dois anos, quando houve o homicídio.



Mesmo assim, ela foi, paralelamente à primeira ação, julgada e condenada por adultério. Ela chegou a recorrer da sentença, mas um conselho de juízes a ratificou, ainda que em votação apertada --3 votos a 2.



Diplomatas iranianos afirmam que foi encerrado o processo de adultério e que a mulher é acusada 'apenas' pelo assassinato do marido. Os juízes favoráveis à condenação de Sakineh à morte por apedrejamento votaram com base em uma polêmica figura do sistema jurídico do Irã chamada de 'conhecimento do juiz', que dispensa a avaliação de provas e testemunhas.



Assassinato, estupro, adultério, assalto à mão armada, apostasia e tráfico de drogas são crimes passíveis de pena de morte pela lei sharia do Irã, em vigor desde a revolução islâmica de 1979. O apedrejamento foi amplamente utilizado nos anos após a revolução, mas a sentença acabou em desuso com o passar dos anos.



Sob as leis islâmicas, a mulher é enterrada até a altura do peito e recebe pedradas até a morte.



Fontes: Reuters - AP - UOL

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l