TSE mantém candidatura de Roseana e frustra sonho de Aderson Lago

TSE mantém candidatura de Roseana e frustra sonho de Aderson Lago: "


O ministro Hamilton Carvalhido, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou ontem recurso apresentado pelo ex-deputado estadual Aderson Lago (PSDB) contra o registro de candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao cargo de governadora, nas eleições de 2010.


Aderson Lago alegava que a candidata do PMDB seria inelegível, à luz da Lei Complementar nº 135/10 (Lei do Ficha Limpa), por ter sido condenada por órgãos colegiados do Poder Judiciário em três processos, incidindo na causa de inelegibilidade da alínea h do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/90.


Ao decidir pela manutenção da candidatura de Roseana Sarney, o ministro Hamilton Carvalhido ressaltou que “a candidata foi condenada ao pagamento de multa, por violação ao artigo 36, § 3º, da Lei nº 9.504/97, em razão de propaganda eleitoral irregular, não se podendo inferir, a partir da análise daquela representação, que tal prática resulta do abuso do poder político, não reconhecido em sede apropriada”.


O relator salientou ainda que “a infração àquele dispositivo não configurava, como ainda não configura, por si só, causa de inelegibilidade, não obstante as modificações legais introduzidas pela Lei Complementar nº 135/2010, não havendo, assim, como invocar o artigo 1º, I, h, da Lei de Inelegibilidade”.


“Deve, assim, ser mantido o deferimento do pedido de registro de candidatura de Roseana Sarney Murad ao cargo de governador.”, decidiu o ministro Carvalhido.



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos