Pular para o conteúdo principal

TSE julgará ‘fichas-sujas’, mas impasse no STF continua

TSE julgará ‘fichas-sujas’, mas impasse no STF continua: "


Da Folha de S. Paulo e Folha.com:



Brasília – Mesmo com o impasse no Supremo Tribunal Federal sobre a validade da Ficha Limpa, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, disse que a lei “está a todo vapor” e que continuará decidindo os casos na Justiça Eleitoral. A indefinição no STF afeta diretamente o julgamento de pelo menos 171 casos de políticos na mira do Ficha Limpa que atualmente estão com recursos no TSE. Lewandowski diz que o tribunal não vai parar de julgar esses casos por conta do impasse. “O empate no Supremo Tribunal Federal significa que a lei não perdeu sua validade. Pelo contrário ela está vigente e a todo vapor”, disse Lewandowski à Folha.


Na prática, porém, as decisões da Justiça Eleitoral não terão efeito até que o Supremo resolva a questão. Mesmo que o TSE declare que todos esses 171 políticos questionados têm as fichas sujas e não podem se candidatar, eles poderão recorrer ao Supremo, garantindo a participação nas eleições. Alguns ministros do Supremo avaliam que seria prudente para o TSE esperar a resolução do conflito para voltar a julgar os casos. Eles afirmam que, se o STF entender que a lei não é válida para este ano, todo o trabalho que o TSE fez terá sido inútil.


Alguns afirmam que, como o STF reconheceu a chamada repercussão geral do caso, os recursos deveriam estar obrigatoriamente suspensos até a solução final. Para Lewandowski, porém, como o recurso de Joaquim Roriz trata apenas de políticos que renunciaram para escapar de condenação, o TSE poderia analisar outros tipos de inelegibilidades, como condenações. O julgamento terminou em racha e foi suspenso na madrugada de ontem, após um empate em 5 a 5.



Divisão no Supremo


A nove dias das eleições e com o risco de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa, o candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) decidiu retirar sua candidatura e lançou sua mulher, Weslian, na disputa. Mais do que afetar a eleição no DF, a decisão compromete o julgamento da lei no STF, que durou mais de 15 horas, teve discussões acaloradas e rachou o STF em torno da validade da Lei da Ficha Limpa para este ano. Como Roriz saiu da disputa, o processo será extinto no tribunal, como confirmaram pelo menos quatro ministros ouvidos pela Folha.


O Supremo terá agora que aguardar um recurso de outro candidato para retomar a discussão se o Ficha Limpa vale ou não para este ano. O tribunal volta a se reunir na próxima quarta-feira. Os ministros terão de decidir se precisarão começar todo o debate do zero, ou poderão utilizar aquilo que já foi discutido quando o novo caso chegar à corte. Segundo o advogado da coligação de Roriz, Eládio Carneiro, a desistência do recurso foi pedida na noite de ontem. “Nós desistimos. O julgamento da Ficha Limpa agora está nas mãos do estrelismo de cinco ministros do Supremo”, afirmou.


Já existem dois políticos barrados pelo TSE que apresentaram recurso para que o caso seja analisado pelo Supremo – a candidata ao Senado Maria de Lourdes Abadia (PSDB-DF) e o candidato a deputado estadual Francisco Chagas (PSB-CE). Estes, porém, são casos diferentes do de Roriz, pois nenhum foi barrado por ter renunciado. O mais provável é que o STF volte a debater sobre a validade da lei em um recurso do candidato ao Senado Jader Barbalho (PMDB-PA), que já foi barrado pelo TSE neste mês.


O caso de Jader é idêntico ao de Roriz. Ele renunciou, em 2001, ao cargo de senador para escapar de um processo de cassação sob a acusação de desvio de dinheiro e corrupção. Ele ainda não recorreu ao Supremo e não há data para que faça isso. Mesmo que o Supremo decida aproveitar a discussão já feita, o impasse permanece. Com o empate em em 5 a 5, o tribunal resolveu anteontem suspender o julgamento.


Para desempatar, há duas possibilidades: esperar o presidente Lula escolher o 11º ministro, cuja cadeira está vaga, ou encontrar uma solução interna, como um dos membros do tribunal mudar de opinião (o que é menos provável). Até lá, os candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa vão poder concorrer -sob o risco de não poder ser diplomados ou empossados se o STF vier a aplicar a lei imediatamente.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l