TSE aprova reforço na segurança nas eleições em cidades do MA

TSE aprova reforço na segurança nas eleições em cidades do MA: "





O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de força federal para reforçar a segurança em nove municípios de Alagoas e cinco do Maranhão. A decisão foi tomada durante sessão administrativa realizada no plenário da Corte na noite de ontem (21).


Poderão contar então com o auxílio de tropas federais os municípios alagoanos de São Miguel dos Campos, Roteiro, Jequiá da Praia, Porto das Pedras, São Miguel dos Milagres, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens e Coruripe. Já no Maranhão o reforço na segurança será nas cidades de Santa Luzia, São Mateus, Matões do Norte, Alto Alegre do Maranhão e Benedito Leite.


Alagoas


Para o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), há necessidade da presença das forças federais em razão da possibilidade de conflitos. No município de Roteiro, por exemplo, há um histórico de crimes relacionados à política local, inclusive, com o assassinato do prefeito e seus assessores durante as Eleições 2006.


Segundo a TRE-AL, os crimes citados ainda estão sob a investigação da polícia, mas ressaltou que há um clima de animosidade no município. Com relação às cidades de Porto das Pedras e São Miguel dos Milagres, as tropas federais são necessárias em razão de manifestações ocorridas nas Eleições Municipais 2008. Um quadro de conturbação política também existe nos municípios de Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens e Coruripe.


Maranhão


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) solicitou ao TSE o envio de forças federais para o Estado com o propósito de garantir o livre exercício do voto. Em Santa Luzia, o reforço na segurança é necessário em razão de atos de vandalismo que levaram à destruição total do cartório eleitoral da cidade em 31 de dezembro de 2008.


Em São Mateus, Matões do Norte e Alto Alegre do Maranhão a intenção é prevenir novos atos de violência como os ocorridos após a divulgação dos resultados das últimas eleições municipais de 2008. Já na cidade de Benedito Leite há o receio dos juízes eleitorais de que haja perturbação dos trabalhos eleitorais e agressões a juízes e promotores eleitorais.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos