Pular para o conteúdo principal

Transplante de coração já pode ser feito em SL

Transplante de coração já pode ser feito em SL: "





Jock Dean
Da equipe de O Estado


O Maranhão realiza atualmente apenas dois tipos de transplantes de órgãos, o de rim e o de córnea, e apenas o Hospital Universitário (HU) – Unidade Presidente Dutra –, em São Luís, está apto a fazer os procedimentos. Ontem, durante a abertura da XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, a direção do hospital anunciou que já está equipada também para fazer o transplante de coração.
O anúncio foi feito pelo diretor-geral do HU, o médico Vinícius Nina. “Estamos totalmente equipados para esse tipo de procedimento, que esperamos realizar ainda nesse trimestre. Esse transplante é mais complicado, pois só é feito com doador falecido; além disso, tem de se observar a compatibilidade sanguínea e de peso para que a cirurgia seja bem-sucedida”, informou. Ele disse ainda que, desde o começo do ano, o HU está preparado para essa cirurgia.


O transplante do órgão deve ser feito em no máximo 4 horas após a morte do doador, é indicado em casos de insuficiência cardíaca terminal e só recomendamos quando o tratamento clínico não surte mais efeito. A lista de espera da Central de Transplantes no estado tem três pacientes aptos a ser transplantados à espera apenas de um órgão compatível.


Desde que o serviço de transplante começou a ser realizado no estado, em 2000, quando foi transplantado um rim, foram realizados 756 procedimentos do tipo, sendo 463 de córnea e 293 renais.


Campanha – O HU, em parceria com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Maranhão (CNCDO), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), iniciou ontem as atividades da XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, cujo tema é “Deixe sua marca, multiplique vidas”, e continuará até o dia 27.
O objetivo da campanha é informar a população da importância da doação de órgãos e desfazer mitos ligados a esse tipo de procedimento. “A questão cultural ainda é um entrave, já que muitas famílias são relutantes em doar os órgãos dos seus falecidos. Muitos têm medo de deformação e existe a questão religiosa. A desinformação é nosso maior obstáculo, por isso estamos focando nesse ponto”, afirmou a coordenadora da Central de Transplantes, Silvana Oliveira.


Segundo ela, de cada 10 potenciais doadores, apenas 2 têm a doação autorizada pela família após a morte. “É muito importante que as pessoas que queiram ser doadoras manifestem o desejo à família, pois somente ela pode autorizar”, frisou.


Mais


O primeiro transplante de coração no mundo foi feito pelo médico sul-africano Christian Barnard em janeiro de 1968. Cinco meses depois, em maio, o cirurgião brasileiro Euryclides de Jesus Zerbini, que havia estudado com Barnard nos Estados Unidos, fez o primeiro transplante cardíaco no Brasil – e na América Latina - e o quinto do mundo.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l