Sarney e blogueiros conversam sobre democracia direta e o Parlamento

Sarney e blogueiros conversam sobre democracia direta e o Parlamento: "




Um grupo de lideranças de redes sociais, blogs e sites na Internet – com milhões de acessos mensais – esteve nesta terça-feira com o presidente José Sarney em seu gabinete, quando ele recebia o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. O grupo veio conhecer o dia-a-dia do Parlamento, acompanhar o esforço concentrado do Plenário e ver de perto a campanha publicitária, criada pela Secretaria de Comunicação (Secs) da Casa ,'Seu voto faz o Congresso'. A campanha multimídia de valorização do voto é focada nos altos índices de abstenção e de votos não válidos para os cargos de deputado federal e de senador. A Secs, inclusive, lançou, hoje, o twitter 'Você no Senado' para mostrar a importância do trabalho do senador para o país e o cidadão.

O presidente Sarney – um entusiasta das novas tecnologias da informação – recebeu os 'blogueiros e twitteros' com uma boa conversa sobre importância do Parlamento para vida do cidadão e, por outro lado, a importância das redes sociais no processo democrático. Sarney falou sobre a crise da democracia representativa – e da necessidade de atualização do Parlamento, do sistema partidário e do sistema de governo atuais – que, ele acredita, será substituída, em parte, pela decisão direta do cidadão. E a democracia direta, em futuro próximo, será viabilizada em todo mundo pela participação das redes sociais na Internet, apostou.

Sobre o Parlamento, na questão do orçamento, por exemplo, (cuja proposta acabava de lhe ser entregue pelo ministro do Planejamento), traçou um histórico desde a reforma das finanças públicas iniciada em sua gestão como presidente da República – com a separação e definição de funções do Tesouro Nacional, Banco do Brasil e Banco Central – até a criação do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) ainda no seu governo e, posteriormente, a criação do Siga Brasil, pelo Senado. O programa dá acesso amplo e facilitado ao cidadão, pela Internet, a diversas bases de dados sobre planos e orçamentos públicos federais.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini