Pular para o conteúdo principal

São Luís poderá ficar sem água doce em 10 anos

São Luís poderá ficar sem água doce em 10 anos: "




do BLOG: Tácito Garros


São Luís-MAA perfuração clandestina de poços artesianos e tubulares em São Luís, aliada à má utilização dos recursos hídricos (água) e à falta de controle deste tipo de exploração por parte do poder público, pode causar graves problemas para a capital em um curto espaço de tempo. Geólogos e especialistas no assunto alertam para a possibilidade de a água doce destes poços secar e, diante disso, ser iniciada a invasão de água salgada, em até 10 anos, nos espaços antes explorados de forma irregular, o que provocaria um colapso, principalmente na zona rural da capital, cuja população, quase a totalidade, é abastecida por águas subterrâneas. A preocupação parte do geólogo Carlos Borromeu, que estuda o assunto há muitos anos. O problema já foi identificado em alguns poços de São Luís.

O tema foi debatido em palestras e mesas-redondas durante o 16º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, o 17º Encontro Nacional de Perfuração de Poços e durante a Feira Nacional da Água (Fenágua), realizados de quarta-feira (1º) a sexta-feira (3), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma.
No início do mês de agosto, O Estado divulgou os dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil, que colocou a capital como a 14ª cidade com mais de 300 mil habitantes com maior percentual de água desperdiçada do Brasil. Os dados tomaram como base o ano de 2007. De acordo com o instituto, 58% da água produzida em São Luís não é faturada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), considerado outro problema grave.

Subterrânea

Dados da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas) são de que pelo menos 55% da população da Região Metropolitana de São Luís e 99% do abastecimento industrial – que envolve as empresas Alumar, Vale, Ambev, Coca Cola, Refrinor, Enesa, Usiminas, São Braz, entre outras – utilizam captação de água subterrânea, por meio de poços artesianos. Muitos foram construídos fora dos padrões técnicos exigidos por norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sem atendimento a legislação (sem licenças de perfuração e autorização para a utilização de água), o que banaliza o trabalho de perfuradores de poços tubulares em todo o estado. Milhares de poços estão abandonados, destampados e sendo fonte de contaminação dos lençóis freáticos e dos aqüíferos. Além disso, muitos poços não são clorados, como determina a Portaria 518 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em entrevista exclusiva a O Estado, Carlos Borromeu tratou sobre a preocupação dos especialistas com as reservas, manutenção e poluição das águas subterrâneas da capital. Segundo o geólogo, em 10 anos é possível que a capital maranhense enfrente um grave problema de falta de recursos hídricos. “Qualquer pessoa aqui em São Luís compra uma máquina, tira o tanto de água que quer e ninguém sabe de nada. Ninguém faz a medição, ninguém controla ou fiscaliza. Quando é retirada água em excesso, o poço seca e acabando a água doce, o poço passa a receber água salgada, que invade todo o local. Depois que isso ocorre não tem como voltar atrás. Aquele poço não receberá mais água doce”, explicou.

Para que isso não ocorra, segundo o especialista, é necessário, no momento da perfuração, fazer o teste de vazão do poço. Somente então será possível identificar a quantidade de água que poderá ser retirada diariamente do local. “As reservas de água subterrânea são renováveis, pois a própria chuva recoloca a água no subsolo. No entanto, é preciso que haja controle, pois a vazão diária não pode ser ultrapassada, mas ninguém cumpre isso”, destacou.

Outra ameaça às águas subterrâneas da capital, segundo Borromeu, são os lixões, esgotos estourados, postos de combustíveis, principalmente aqueles que hoje estão desativados, e o Aterro Sanitário da Ribeira que, afirma o geólogo, foi construído em solo inapropriado, e já pode ter afetado, em grandes proporções, as reservas de águas subterrâneas que se encontram naquela região, rica em recursos hídricos.Fonte JOEMA.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l