Pular para o conteúdo principal

“Quem bate cai. O povo não gosta disso”, diz Duda

“Quem bate cai. O povo não gosta disso”, diz Duda: "


do Blog do Décio


A Dilma deve ser a futura presidente. É quase impossível o Serra reverter esse quadro;

Essa importância que atribuem ao marqueteiro não é verdadeira. Isso é meio fantasioso;

Não posso ser visto como quem decide eleição. A gente potencializa as chances do candidato;

Ser contra ou a favor de Sarney não é o mais relevante. Relevante é saber o que você fez pela sua cidade.


De O Estado Maranhão:


Fazendo 15 campanhas pelo país, o marqueteiro Duda Mendonça diz nessa entrevista exclusiva a O Estado que o trabalho dele é “potencializar” o discurso do candidato no sentido de ajudá-lo a vencer a eleição. E desconversa quando o assunto é a possível vitória da candidata Roseana Sarney (PMDB) no primeiro turno. “Eu acho que ela vai ganhar. Se vai ganhar no primeiro ou no segundo, é o povo quem vai decidir. Se quiser acabar logo no primeiro turno acaba; se quiser esperar mais uns 20 dias, a gente ganha do mesmo jeito”, disse.


O marqueteiro mais famoso do país critica os ataques feitos durante a campanha, comenta sobre a oposição no Maranhão e o velho debate em relação ao grupo Sarney. Segundo ele, o “povo brasileiro está ficando esperto”, levando mais em conta os resultados que pode obter com o governo de determinado político e não outros fatos atribuídos a ele. Abaixo, a íntegra da entrevista:


Duda Mendonça diz que marketing apenas ajuda. Fotos: Biaman Prado


O Estado – Como o senhor analisa a campanha em todo o país?

Duda Mendonça -
É uma campanha diferenciada. Primeiro foi a primeira campanha da entrada do Lula e agora é a da saída do Lula. Realmente o povo brasileiro começou a compreender que através da política pode mudar sua vida. Isso deu a todo mundo a responsabilidade maior de votar. O povo está escolhendo melhor: quem realmente pode melhorar minha vida e quem não pode. Está julgando resultados. Está olhando a eleição de forma mais racional. Quem é que tem condição de fazer o melhor para mim? Está aliado com quem? Isso é muito importante. É lógico que um presidente, um governador tem de melhorar a situação de todos. Mas, se for do mesmo partido e ligado, cria facilidades. O Lula está mudando muita coisa. Tenho a impressão que a gente vai continuar no mesmo caminho, crescendo mais. De uma forma geral, os governantes bem avaliados estão sendo reeleitos. Isso é sinal de que o povo não quer correr riscos. Mudar pra quê, se está dando certo?


O Estado – Então é difícil para Serra reverter esse cenário com Dilma 24, 25 pontos à frente?

Duda
– É quase impossível. Se não acontecer nada, eu acho que a Dilma é a futura presidente da República com a força do Lula. Quando começou o horário eleitoral, ela mostrou o conhecimento que tem de Brasil, mostrou que é bem preparada. A Dilma, tudo indica, vai ter um panorama para governar até mais fácil que Lula. Eles vão eleger muitos senadores e a dificuldade que o Lula tinha no Senado, a Dilma passará a não ter.


O Estado – E essa questão da quebra do sigilo que o PSDB está insistindo muito…

Duda
– Isso fica restrito a uma elite, a uma cidade, basicamente São Paulo. Sabe o que acontece? Independentemente do que aconteceu, do que não aconteceu – acho que as coisas têm de ser apuradas e se houve erros devem ser punidos – mas isso, coincidentemente, na época da eleição, para o povão, é fuxico de campanha. Porque isso acontece durante uma campanha e depois some. Esse é o jogo. É o sagrado direito de espernear que todos têm.


O Estado – Hoje os políticos estão muito dependentes dos marqueteiros. Isso significa a profissionalização da política ou seu enfraquecimento?

Duda
– Acho que significa simplesmente a evolução. Essa importância que atribuem ao marqueteiro não é verdadeira – é meio fantasioso. Acontece que alguns políticos já tinham essa intuição natural e faziam seu marketing. Outros não. São bons executivos, mas não olham o lado estratégico. Na verdade, o que um marqueteiro faz hoje é adequar o discurso ao canal de divulgação. É uma coisa técnica. Exemplo: um governante pode ser um excelente político, mas não sabe como construir uma ponte. E nem precisa saber. Precisa contratar um especialista para aquela área. A questão do marqueteiro existe no mundo inteiro e vai continuar a existir. Não tem essa importância que as pessoas atribuem. Graça a Deus! Acho que o marqueteiro ajuda na vitória, potencializa, faz as coisas direitas. Mas não é ele o responsável pela vitória. O responsável pela vitória é o candidato, seus projetos e seus apoios políticos. É a política quem decide, sem dúvida. O marqueteiro é apenas um instrumento de ajuda. É uma peça. É sempre assim: quando a gente ganha, a vitória é do candidato; quando perde, é do marqueteiro. É que nem técnico de futebol.


O Estado – Então, o Duda Mendonça não tem essa importância toda?

Duda
– Graças a Deus que não! A importância do Duda é ser um assessor que tem muita experiência e ajuda. Eu não posso ser visto como uma pessoa que decide a eleição. Acho que a gente potencializa os argumentos do candidato. Não é só Duda. Aqui tem uma equipe inteira. Estamos fazendo 15 campanhas nesse momento. A gente já sabe de alguma coisa. Nossa participação é potencializar as chances do candidato. Isso a gente consegue fazer. Agora, se ele ganha ou não ganha, é a vontade do povo. Seria muita responsabilidade. A gente ganha e perde e dá sorte de pegar bons candidatos – e aí facilita.


O Estado – O senhor nunca pensou em entrar em política?

Duda
– Não.


O Estado – O senhor disse em reunião da candidata Roseana Sarney que eleição se vence é no boteco…

Duda
– Sem dúvidas. O que a gente faz? Dá informações e argumentos para que no bar, no futebol, na praia, no metrô, no ônibus, na escola, as pessoas conversem e cada uma use seus argumentos e aquilo vai formando uma opinião. Quem fez mostra o que fez, e aí não tem jeito. O povo brasileiro está muito esperto. A cada campanha aprende mais. Não adianta bater. Aqueles que batem perdem, e perdem feio. Há mais de 10 anos que eu digo isso. O povo não leva mais em conta esses ataques. Ele quer propostas. O horário eleitoral é feito para você dizer o que pode fazer e o povo olha: “puxa, esse cara tem propostas mais interessantes para mim, credibilidade no que faz”. E aí ele vai escolhendo o voto dele.


O Estado – Aqui os adversários têm batido muito na Roseana…

Duda
– Eu acho ótimo quando batem porque eles caem. O povo não gosta disso. Só para você ver, a Roseana não bate em ninguém e é ela quem lidera todas as pesquisas.


O Estado – Como o senhor vê esse interminável debate sobre a “oligarquia Sarney”?

Duda
– Esse é um discurso velho. O tempo vai rearrumando as coisas. O que interessa hoje é resultado. A Roseana chegou e em um ano fez muita coisa. Ninguém pode dizer que não porque não é inventado. Ela fez. Estão aí os hospitais, as estradas, os investimentos… A cidade mudou. As pessoas têm condições de checar isso. As obras estão na rua. O povo quer isso: menos discurso e mais resultado. O povo aprendeu que é possível, sim, o político mudar sua vida. E os políticos também descobriram que, se eles melhorarem a vida do povo, serão reeleitos. Acabou o tempo de enganar. Se ele não fizer um bom governo, não vai ser reeleito. De uma certa forma, a visão do povo mudou e mudou também a visão do governador, do prefeito e do presidente. No dia que ele toma posse, já sabe que é candidato à reeleição e vai ser fácil ou vai ser impossível a depender do trabalho. Se ele cai em campo e faz, o povo o reelege. Se ele não cai em campo e não faz, ele perde a próxima eleição. O povo começa a fiscalizar mais e a votar em quem dá resultado. E o político tem a obrigação de dar resultado, sobretudo para o povo mais pobre que descobriu sua força. É quem elege.


O Estado – O senhor participou das eleições de 2008 em São Luís, portanto, já conhece alguns políticos locais de oposição. Como o senhor analisaria esse enfrentamento deles com o grupo Sarney?

Duda
– Talvez essa eleição marque o fim dessa história. Acompanhei muito isso na Bahia. A eleição girava contra o Antonio Carlos Magalhães. A própria oposição ficava impedida de criar novos caminhos. Acho que aqui essa coisa do lado e do contra Sarney a tendência agora é acabar. Nas próximas eleições vão surgir novas idéias e novos pontos de vista. Ser contra ou a favor de Sarney não é o mais relevante. O mais relevante é saber o que você fez pela sua cidade. O que você pode fazer mais. O povo descobriu isso. A chegada do Lula veio quebrar todos esses paradigmas. A família Sarney já fez muita coisa pelo Maranhão.E se fez algo de errado eles pagarão. O que interessa é virar a página. Daqui para a frente as pessoas cada vez mais querem resultados. E os resultados estão aí. O trabalho da Roseana está visto e a cidade está aprovando. Se ela fez o que fez em um ano e se continuar nesse ritmo, meu Deus! Ela vai eleger o sucessor porque é isso que as pessoas querem. O Lula está aí. Passou quatro anos e se reelegeu. Agora vai eleger a Dilma. E se quiser voltar, tem tudo para voltar, se a Dilma continuar fazendo exatamente o que ele fez. Time que está ganhando não se muda.


Duda Mendonça e coordenador de marketing Dante Mattiusse


O Estado – E como está a campanha de Roseana?

Duda
– A campanha está maravilhosa. A estratégia está perfeita. A Roseana tem pregado a paz. É isso que as pessoas querem. Ela evoluiu, sofreu. Não adianta semear esta briga. Essa coisa da política de briga é uma coisa antiga e está mudando em todo lugar do país. Na eleição, os candidatos são adversários e não necessariamente inimigos. Depois que acabar a eleição, eles têm de encontrar uma forma, mesmo sendo de partidos diferentes, de procurar ajudar porque senão quem perde é o povo. A Roseana vem com essa mentalidade, de deixar o passado e as brigas pra lá e governar com todos. E isso as pessoas estão vendo na prática, que é o melhor para o Maranhão.


O Estado – Ela vence no primeiro turno?

Duda
– Eu acho que a Roseana vai ganhar. A gente tem de trabalhar dobrado. Se vai ganhar no primeiro ou no segundo, é o povo quem vai decidir. Acho que ela tem de trabalhar. Ela está bem, mostrando o que ela faz, os projetos… No dia 3 de outubro, o povo vota. Se quiser acabar logo no primeiro turno, acaba. Se quiser esperar mais uns 20 dias, a gente ganha do mesmo jeito.


O Estado – E os candidatos ao Senado João Alberto e Edison Lobão. Vai todo mundo embarcar nesse trem da vitória?

Duda
– Não tenho dúvidas. O Lula tomou um cuidado este ano e a Dilma vai ter facilidade para governar. Ele viu como às vezes é difícil governar com o Senado contra e está elegendo muitos senadores. O Lobão e o João Alberto são políticos fortes e tudo indica que os dois serão eleitos também. O grupo da Roseana e da Dilma está fortalecido no Brasil inteiro. O governo deve fazer a maioria no Senado, e isso é muito bom.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l