Parabéns, Pinheiro!

Parabéns, Pinheiro!: "


do Herasmo Leite





Hoje o município de Pinheiro comemora mais um aniversário. Uma vasta programação está sendo desenvolvida em todo o município para comemorar essa importanta dada. Em todas as escolas polos foram realizados os desfiles itinerantes. Neste momento está sendo feito o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Muniípio, em frente à prefeitura, com a participação do Prefeitos Zé Arlindo, do Bispo D. Ricardo e várias outras autoridades. Em seguida haverá desfile das escolas da rede municipal. A noite havéra várias atividades civicas e desportitas na Praça Sarney, como a apresentação do ciclista Freitas do Pedal.

Parabens, Pinheiro!

HISTÓRIA DE PINHEIRO

O Município de Pinheiro originou-se de uma fazenda, fundada pelo Capitão-Mor Inácio José Pinheiro que, pela ausência de pastagens em Alcântara, onde era estabelecido, buscou um local que melhor atendesse às necessidades do rebanho. Após percorrer a região por vários dias, encontrou uma vasta planície, apresentando grande lago e, mais ao longe, espessa mata. De imediato, ali se fixou, providenciando o deslocamento do gado e de pessoal. Com a influência de outros fazendeiros teve início o povoamento. Os vaqueiros aglomerados desenvolviam, paralelamente, agricultura de subsistência na orla da mata, gerando sérios problemas, que foram solucionados após intervenção governamental.
Ao longo do tempo, Pinheiro recebeu denominações de Lugar de Pinheiro, Vila Nova de Pinheiro, Vila de Santo Inácio de Pinheiro e, finalmente, Pinheiro.
Gentílico: pinheirense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Pinheiro, pela lei provincial nº 370, de 26-05-1855, subordinado ao município de Guimarães. Elevado à categoria de vila com a denominação de Pinheiro, pela lei provincial nº 439, de 03-09-1856, desmembrado de Guimarães. Sede na atual vila de Pinheiro. Constituído do distrito sede.
Não temos datada de instalação. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila aparece é constituído de 3 distritos: Pinheiro, Bom Viver e Pacas.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Pinheiro, pela lei estadual nº 911, de 30-03-1920. Pelo decreto estadual nº 268, de 19-04-1932, o município de Pinheiro adquiriu o extinto município de Santa Helena. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Pinheiro e Santa Helena. Não figurando os distritos de Bom Viver e Pacas.
Pelo decreto nº 919, de 30-09-1935, desmembra do município de Pinheiro o distrito de
Santa Helena. Elevado novamente à categoria de município. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do
distrito sede. Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Roque e anexado ao município de Pinheiro.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos:
Pinheiro e Roque. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini