Maranhenses são os primeiros a receberem o novo RG com chip

Maranhenses são os primeiros a receberem o novo RG com chip: "



do Blogue do FREDERICO LUIZ

O Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, coordenado pelo Ministério da Justiça, aprovou nesta quinta-feira a certificação digital do cartão que substituirá as cédulas do RG e divulgou os Estados participantes do projeto-piloto do novo sistema. São eles: Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal.



O cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, terá um número único de registro de identidade civil. Futuramente, segundo o comitê, o sistema poderá agregar a função de outros documentos, como, por exemplo, o título de eleitor, CPF e PIS-Pasep.



No documento, vão constar nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, o órgão emissor, local e data de expedição e de validade. Constará também um código conhecido como MRZ (sigla em inglês para zona de leitura mecânica), uma sequência de caracteres de três linhas que agiliza o processo de identificação da pessoa e das informações contidas no cartão.



Em reunião anterior, o comitê já havia definido o modelo do cartão que substituirá as cédulas a partir de dezembro deste ano. A previsão é emitir dois milhões de cartões no lançamento do sistema. A substituição da carteira de identidade será feita ao longo de nove anos.



Fonte: Portal Terra

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos