Pular para o conteúdo principal

Maranhão firmará acordo com o Japão visando instalar plano de desenvolvimento

Maranhão firmará acordo com o Japão visando instalar plano de desenvolvimento: "


do Correio de Imperatriz



A concretização de uma parceria de cooperação técnica internacional entre o Maranhão e Japão para a realização de estudos e instalação de um plano de desenvolvimento consistente que maximizem os efeitos positivos da instalação de grandes empreendimentos na região de Bacabeira e de São Luís está bem próximo de acontecer.


Técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) se reuniram, em dois momentos, com técnicos do Governo do Maranhão para debater o tema.


Em um desses momentos, o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Fábio Gondim, recebeu os técnicos Roberto Kukawo e Masayu Kihonjo para ratificar o propósito e a determinação da administração estadual de atrair mais investimentos para o Maranhão.


“O desenvolvimento virá de qualquer jeito. Temos uma carteira de investimentos que ultrapassam os R$ 100 bi. Mas, precisamos ter um desenvolvimento ordenado em todas as regiões do Estado”, salientou.


Gondim ressaltou ainda a necessidade de o desenvolvimento alcançar todas as regiões do Maranhão, de forma equilibra, evitando, dessa forma, o problema do inchaço de alguns centros e a proliferação de bolsão de miséria em outros. “Precisamos ter um progresso pensando e ordenado, estabelecendo onde teremos os centros industriais, agrícolas, de comércio, sempre com respeito ao equilibro entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental”.


Kukawo e Kihonjo revelaram ao secretário de Planejamento que o estudo a ser realizado deve abranger aspectos como saneamento básico (volume de água), rede de esgotos, uso e ocupação do solo, transporte urbano (corredor de ônibus) e qualificação profissional. “Esse estudo será um Plano Diretor que vai estabelecer para os próximos trinta anos todas as ações e medidas que devem ser implantadas para um crescimento ordenado”, enfatizaram.


O estudo deve abranger, inicialmente, os municípios da Ilha de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e os que vão absorver os impactos com a instalação da Refinaria Premium da Petrobrás, entre os quais, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Icatu, Morros e Presidente Juscelino.


Passos


Na Casa Civil, técnicos do Governo do Estado, representados pelas secretarias de Planejamento e Orçamento (Seplan), Infraestrutura (Sinfra), Indústria e Comércio (Sinc), Casa Civil e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), estabeleceram as primeiras diretrizes e passos para fechar esse acordo de cooperação internacional Maranhão/Japão.


Será criado um Grupo de Trabalho (GT) que vai, em conjunto com a Jica, estabelecer prioridades do Plano Diretor, normas e formas de melhor encaminhá-lo.


O secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Indústria e Comércio, José Clementino, lembrou a parceria já existente entre o Governo do Maranhão e a Jica para a realização de estudos de viabilidade técnica para a expansão do Porto do Itaqui. O acordo prevê a análise da construção dos berços 98 e 99 e a melhoria do canal de acesso sul.


O representante da Casa Civil Francisco Leda destacou que a administração está “empenhada e vai realizar todas as ações necessárias para essa cooperação que trará grandes frutos para o Maranhão seja concretizada”.


Já o técnico da Caema José Ribamar Rodrigues enfatizou que nesse acordo um dos itens essenciais que devem ser estabelecidos é a garantia que esses empreendimentos que vão ou via de instalação no Estado assegure a reciclagem da água utilizada.


“A expansão urbana induzida pelos programas habitacionais fez com que a cidade aumentasse sua população em cerca de 80% entre 1960 e 1970”, alertou. Segundo ele, em fins da década de 70 e inicio de 80, iniciou-se o Programa Carajás, o Terminal Pesqueiro, Distrito Industrial e Alcoa fazendo com que a cidade experimentasse mais ritmos de crescimento. “A implantação da Refinaria Premium e outras indústrias periféricas e siderúrgica no município de Bacabeira trará conseqüências diretas no processo de ocupação da Ilha. Os problemas sanitários têm se agravado ao longo dos anos por conta do crescimento demográfico e do acelerado processo de ocupação urbana”, afirmou.


As informações são da Secom do Estado.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l