Pular para o conteúdo principal

Imperatriz é o maior produtor de livros do Maranhão.

Imperatriz é o maior produtor de livros do Maranhão.: "




Imperatriz


Para Adalberto Franklin, índice de produção do município não se reflete no de leitura


Dênis Oliveira
De: O Progesso


O índice de leitura do Brasil subiu 150% nos últimos dez anos (de 1,8 para 4,7 livros lidos por ano). A notícia é boa, mas poderia ser melhor. Se comparado a países mais desenvolvidos, o país ainda tem muito a melhorar.


Em Imperatriz a notícia recebe um desdobramento. De acordo com Adalberto Franklin, dono da Ética Editora, a produção de títulos na cidade é a maior do estado, apesar de ser um número extraoficial. “Imperatriz tem mais de cem títulos novos todo ano. Isso, é claro, tem colocado a cidade como quem mais produz livros. Não há índices que garantam isso exatamente, um organismo que conte isso. Mas o que se viu é que isso é verdade. Imperatriz produz mais livros hoje que São Luís. Mais títulos”, afirmou o empreendedor.


Para ele, uma das justificativas para o aumento do índice de leitura do país é a maior facilidade que os brasileiros têm, atualmente, para chegar ao ensino superior, devido ao aumento no número de vagas. “Era um ponto esperado porque a abertura de novas faculdades, o investimento maior do governo em educação, a questão do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e a exigência no (ensino) fundamental e no ensino médio de um maior índice de leitura (influenciam)”, argumentou.


Ainda abaixo


A presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Sônia Machado Jardim, afirmou, no mês passado, que, apesar do aumento, o índice ainda é baixo. “É baixo não só por estar muito aquém dos de países desenvolvidos ou até mesmo de alguns países em desenvolvimento, mas também porque inclui os livros didáticos, de leitura obrigatória”, garantiu ela.


Adalberto Franklin concorda e afirma que a realidade local também não é animadora. “Se no Brasil se lê pouco, no Maranhão se lê menos ainda. Há um déficit muito grande nesse sentido”. Para ele, o fato de a produção literária no município ser alta não se reflete nos índices de leitura da cidade. “Em Imperatriz se publica muito, tem muitos escritores mas, lamentavelmente, isso não corresponde à questão do índice de leitura. O índice de leitura em São Luís é muito maior do que em Imperatriz. Lá se consome muito mais Literatura Brasileira, Estrangeira. Lá tem boas livrarias, Imperatriz não tem livrarias, isso é lamentável”.


Para o empresário, faltam investimentos para facilitar o acesso ao livro. Ele defendeu a implantação de bibliotecas nas escolas do município e a atualização da biblioteca municipal.
Caderno Cidade de O Progresso edição do dia 04 de setembro 2010



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l