Ibope mostra que estratégia de Jackson é errada

Ibope mostra que estratégia de Jackson é errada: "


do Blog do Décio

A pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que a estratégia do ex-governador Jackson Lago (PDT) está funcionando contra ele. O pedetista resolveu apenas atacar a candidata Roseana Sarney (PMDB) favorecendo Flávio Dino (PCdoB). Pelos números do Ibope, o comunista cresceu em cima do velhinho. Para ir a um possível segundo turno Jackson tem de vencer Flávio Dino e não a governadora. Se continuar desse jeito, ele vai ter funcionado como verdadeiro “laranja” nestas eleições.


Flávio Dino se esticou no Ibope pegando os votos de Jackson Lago


Jackson caiu 4 pontos percentuais, acima da margem de erro de 3 pontos – de 25% para 21%. Flávio subiu 8 pontos – de 13% para 21%. Os outros 4 pontos do comunista parecem ter vindo dos nulos, brancos e indecisos que no levantamento anterior somavam 14%. Roseana ficou praticamente na mesma: oscilou de 47% para 46%.


Em resumo: percebe-se uma fuga eleitores de Jackson para Flávio Dino. Isso também acontece pela dúvida que as pessoas têm se ele vai poder ou não ser candidato. Espertamente, o comunista apareceu na televisão reforçando essa ideia defendendo o voto útil nele porque não correria o risco de vir a ser cassado.


No entanto, no cenário judicial de hoje, a tendência é que o ex-governador possa ser candidato. O STF deve validar a Lei da Ficha Limpa somente para as próximas eleições, conforme informou a colunista Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo de quarta-feira passada (reveja).


O caso Jackson ainda não foi julgado pelo TSE justamente por isso e não por causa de alguma inteferência dos Sarney, como pregam jackistas. Os ministros parecem estar aguardando a definição da questão no Supremo para decidir os processos que ainda tramitam na Corte.


Aliado a todos esses fatos, teve a notícia da semana passada dando conta que Jackson estava prestes a jogar a toalha. O ex-secretário Aziz Santos (Planejamento) chegou a reunir a equipe que faz o programa de TV e rádio para dispensar todo mundo. A notícia correu na internet via blogs. Deram um freio em Aziz e agora a campanha do ex-governador parece ter recebido uma injeção de “gás”. Ele começou a percorrer bairros da capital e até carros de som já são vistos circulando na cidade.


Membros da coligação “O Povo É Maior” (PDT/PSDB/PTC) afirmam que Aziz tomou a decisão sozinho num dia em que Jackson fazia uma grande movimentação em Pinheiro. Há quem diga que, na verdade, ele é quem estaria querendo “jogar a toalha” para se livrar dos custos com a equipe do programa eleitoral. O ex-secretário de Planejamento, com o apoio de José Reinaldo (PSB), vem tentando criar uma palanque duplo onde Jackson pediria votos para Flávio e vice-versa.


No dia da dispensa da equipe o filho do “capo” do PDT, Aziz Júnior, ligou para coordenadores da campanha de Flávio Dino. Se a conversa aconteceu eu não sei ao certo. Mas o assunto a ser tratado passaria pela estratégia do pai.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos