Estradas do conhecimento

Estradas do conhecimento: "


O povo do Maranhão está se acostumando, e também se alegrando, com as boas notícias sobre construções, pavimentações e melhorias de estradas em diversas cidades do Estado.

Percebemos que o governo cumpre com maestria o seu papel de indutor do progresso. Entretanto, sua ação mais multiplicadora não está só na pavimentação ou melhorias físicas das estradas, mas também na abertura e consolidação das estradas do conhecimento. Um conceito novo, que nos faz pensar nos mecanismos disponíveis para a educação e cidadania.

É através do saber, da ciência e da tecnologia que veremos a mais profunda e silenciosa revolução neste Estado. Ao capacitar os jovens para o mercado de trabalho, oferecer plataformas para o aprendizado e incentivar o ensino, estamos abrindo e pavimentando a mais importante estrada do mundo globalizado, que nunca ficará obsoleta ou esburacada e sempre permitirá acesso rápido ao mundo do conhecimento e da tomada de decisão.

Bons exemplos são os programas efetivados sob a responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Centenas de maranhenses em pouco mais de um ano foram beneficiados com as ações do Governo Roseana Sarney.

É emocionante, nesse aspecto, ver o resultado do gesto de oportunizar formação e inclusão social, como política pública, democrática e transparente. Isso oportunizou evolução social para vários jovens e adultos em vários municípios do nosso estado.

Muitas vezes nos parece amplo o conceito jurídico de dignidade da pessoa humana. Na prática, compreendemos melhor que isso, mais do que cláusula pétrea da Constituição Federal, significa garantir alimentação, moradia, saúde, transporte público, educação, cultura e conhecimento para as pessoas.

Ressaltamos que o conhecimento também compõe uma preocupação social que caracteriza a conquista da dignidade. Nesse campo, o Maranhão deu passos gigantescos e seguirá avançando. A candidata Roseana assumiu o compromisso de no próximo governo, intensificar as ações, trabalhar para que a Ciência e a Tecnologia, definitivamente, façam parte do cotidiano dos maranhenses.

É importante que a nossa sociedade conheça e assimile esses valores. E que possamos ajudar o Estado no constante desafio de ampliar o trânsito nessas estradas, que levam à cidadania plena, com qualificação profissional, emprego, renda e desenvolvimento. É também uma prova de que o fazer político da nossa geração está focado em multiplicar felicidades em todos os caminhos.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos