E agora Jackson Lago?

E agora Jackson Lago?


 fONTE:BLOG DO JORGE ARAGAO




Depois da opção dos ministros do STF em suspender o julgamento sobre a constitucionalidade e a consequente aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa até a indicação de um novo ministro pelo presidente Lula, para que o julgamento possa ser retomado e concluído, a principal pergunta que se faz na política maranhense é: Qual a decisão a ser tomada pelo ex-governador cassado Jackson Lago?
O ex-governador Jackson Lago (foto), cassado ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder político, e candidato ao governo do Maranhão pelo PDT ficou numa situação delicada, pois irá concorrer nas eleições de 03 de outubro com sua candidatura sub judice.
A situação de Jackson Lago é extremamente complicada, mais ou menos como retratou Ney Mato Grosso em uma de suas canções: “Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come.”
Caso Lago mantenha sua candidatura, mas posteriormente o STF defina pela aplicabilidade da Ficha Limpa e o TSE entenda que o processo do ex-governador seja enquadrado na Lei Complementar 135/2010, seus votos seriam nulos e isso poderia ser decisivo para uma vitória de Roseana Sarney no 1º turno.
Essa vitória aconteceria independente do resultado de 03 de outubro, pois por mais que Roseana não atinja 50,1% dos votos válidos, nessa hipótese de cassação de registro da candidatura de Lago, seus votos seriam nulos e Roseana atingiria o percentual necessário para ser declarada vitoriosa no primeiro turno, mesmo que o eventual segundo turno fosse com Flávio Dino, pois com a nulidade dos votos de Jackson Lago a eleição seria definida em um único turno.
Os correligionários de Dino rezam diariamente e torcem para que Lago renuncie a sua candidatura ou na pior das hipóteses saia da disputa e coloque outro político para disputar o pleito. No entanto, em qualquer uma dessas hipóteses tomar essa atitude antes do posicionamento do STF e do TSE, sobre o seu caso específico, poderia ser precipitado, além do que para muitos seria um reconhecimento do ilícito cometido em 2006 e convenhamos seria um caminho sem volta para Jackson Lago e um triste fim para a sua vida política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos