Pular para o conteúdo principal

E agora Arnaldo Jabor? E agora William Bonner? TSE aprova registro de Sarney Filho; leia íntegra

E agora Arnaldo Jabor? E agora William Bonner? TSE aprova registro de Sarney Filho; leia íntegra: "


do Blog do Décio

O ministro do TSE Hamilton Carvalhido deferiu nesta terça-feira o registro de candidatura do deputado federal Sarney Filho (PV). O político foi impugnado acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) do Maranhão de ser “ficha suja”. Ele foi absolvido de um processo de cassaão em 2006, mas acabou multado porque a Prefeitura de Pinheiro criou um link para sua página acessado por apenas duas pessoas.


Sarney Filho teve a candidatura aprovada pelo TRE do Maranhão. A decisão foi polêmica e gerou discussão em todo país porque os juízes maranhenses entenderam que a Lei da Ficha Limpa não podia retroceder para prejudicar o político, contrariando a posição do TSE.


Por conta disso, os jornalistas Arnaldo Jabor (Jornal da Globo) e William Bonner (Jornal Nacional), ambos alinhados à candidatura do tucano José Serra, bateram pesado no deputado e no tribunal. Bonner chegou a afirmar que “o TRE do Maranhão mutilou a Lei da Ficha Limpa”. Jabor comparou o Maranhão com o Afeganistão. Agora, com certeza, não vão nem dar a notícia do deferimento do registro do parlamentar.


A procuradora Carolina da Hora Mesquita recorreu ao TSE, mas a vice procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, deu parecer favorável ao deputado (reveja).


Durante o processo, Sarney Filho quis desabafar em cima do MPE local. Foi contido por familiares. “Isso me trouxe um prejuízo danado. Tive de mandar correspondência a todos os membros do PV explicando a situação”, disse ele semana passada ao blog. A defesa dele foi feita pelo advogado Marcos Lobo.


“Entendo que a inelegibilidade alusiva à condenação por conduta vedada, por colegiado ou com trânsito em julgado, somente se configura caso efetivamente ocorra a imposição da sanção de cassação de registro ou de diploma no respectivo processo. Segundo apontou o TRE do Maranhão, embora tenha sido reconhecida a prática de conduta vedada, não foi imposta ao representado, ora candidato, a pena de cassação, mas tão somente a sanção pecuniária. Considerando que, no juízo de proporcionalidade exercido pela Corte de origem na representação, não foi imposta a pena de cassação, realmente não há como reconhecer a incidência da inelegibilidade do art. 1º, I, j, da LC nº 64/90. Pelo exame dos autos, verifico que o ora recorrido foi condenado, pelo órgão colegiado do TRE, pela prática de conduta vedada, tendo sido imposta multa em seu desfavor – penalidade esta que não se insere dentre as causas de inelegibilidade. Em consequência, José Sarney filho é elegível, razão pela qual é de ser desprovido o presente recurso”, diz Carvalhido na decisão. Leia aqui a íntegra da decisão.


Nota: Post publicado às 23h13 e ampliado às 10h.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l