Pular para o conteúdo principal

Coluna do Sarney

Coluna do Sarney: "





Guerra e Sigilo

Clausewitz, o maior filósofo da guerra, afirmou ser ela uma continuação da política por outros meios. No Brasil Colônia (séc. 16 e 17), no enfrentamento com os índios, até os padres falavam em guerra justa, destinada a salvar as almas dos indígenas do diabo. Anchieta foi um encabulado adepto desta linha.

Nos tempos atuais, Bush, o novo, com a inteligência que tem, lhe deu sofisticação, confeitou com chantilly, inovou criando outro tipo de guerra, a preventiva, feita para evitar outra guerra. Resultado: tudo guerra.

Com meu temperamento cristão, pacifista e humanista, todas as guerras são más, catastróficas e sem resultados positivos — e não modificam nada, a não ser curvas momentâneas da História. E o homem inventou coisas terríveis de matança coletiva, desde o timbó das tribos primitivas até às armas nucleares e às bombas de fragmentação, estas que distribuem balas de morte para provocar extermínio de inocentes.

Obama anunciou o término da Guerra do Iraque iniciada há sete anos para combater o terrorismo e as armas de destruição em massa e para fazer o mundo mais seguro. O único objetivo alcançado foi o pescoço de Sadam.

O fim da guerra também é exótico. Acaba a guerra, mas não acaba. São palavras de Obama: “Não vamos cantar vitória, nossa tarefa no Iraque não terminou.” Permanecerão 50.000 soldados e os EUA abrirão “unidades diplomáticas” em Mosul, Erbil, Basora e Kirkuk. Envolveram-se nessa aventura um milhão de soldados americanos, morreram 4.247 e 34.268 saíram feridos. A coligação internacional amargou 4.734 vítimas fatais e o sofrido país invadido perdeu 106.147 vidas.

O Iraque não se tornou democrático, nem se transformou em “aliado eficaz”, como sonhara Bush. A Al Qaeda ali se instalou e o Iraque ficou à mercê da influência do Irã, com quem tem seu maior comércio e que é o guia da maioria xiita — dois terços da população que têm o verdadeiro comando do país. Sem eles (xiitas e Irã) não se forma governo, como não foi constituído depois das últimas eleições. O terror continua intenso, e tudo aponta para um único futuro: o Iraque será um país teocrático, satélite dos aiatolás do Irã.

Somos um mundo mais seguro com a guerra terminada que não terminou?

Aqui nossa guerra que não acaba é diferente: a dos sigilos fiscais de todos os brasileiros, que são vendidos a mil reais na Praça da Sé de S. Paulo, com grande surpresa para a mídia que julgava só ela ter essa informação.

Lembro o Golberi: “segredo só não conta quem não sabe”, e alguns setores da Polícia Federal confirmam esse pensamento.

José Sarney
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l