Pular para o conteúdo principal

Alcântara Cyclone Space deverá lançar 1º foguete de grande porte em 2012

Alcântara Cyclone Space deverá lançar 1º foguete de grande porte em 2012: "






Bruna Castelo Branco
Enviada especial


Alcântara - Foi lançada na manhã de ontem na cidade de Alcântara (MA) a pedra fundamental para a construção do complexo terrestre da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) – parceria Brasil/Ucrânia - , que é considerado o ponto-chave para a projeção brasileira no mercado aeroespacial. Obras deverão ter a duração de dois anos.


O evento teve a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; dos diretores da Alcantara Cyclone Space (ACS), Oleksandr Serdyuk, representando a parte ucraniana; de Roberto Amaral, da parte brasileira da empresa, e do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem. Na cerimônia, também foi assinado o termo de cooperação entre o Ministério de Ciência e Tecnologia e a ACS para a construção do Centro Sociocultural Santos Dumont, idealizado para atender à comunidade alcantarense.


Na solenidade, foram recolhidos para a posteridade documentos importantes que marcaram a trajetória da empresa, entre eles o Tratado de Cooperação entre Brasil e Ucrânia, que deu origem à empresa; a licença prévia ambiental; a permissão para a instalação dos canteiros de obras e a autorização final que permitiu a instalação do complexo, emitida pelo Instituto Brasileiro de Meia Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) segunda-feira (6).
De acordo com o diretor da empresa, Roberto Amaral, os documentos selecionados marcaram momentos cruciais para o desenvolvimento da empresa, inclusive a autorização para que as obras fossem iniciadas. “Esse é um projeto de integração. É um momento que simboliza todas as nossas conquistas até agora e é nosso dever dar continuidade a um empreendimento que é, acima de tudo, uma conquista do país”, afirmou Amaral.


O diretor da parte ucraniana da empresa, Oleksandr Serdyuk, enfatizou que, com a conclusão da obra e com o primeiro vôo de qualificação do Cyclone 4, o Brasil terá condições de realizar lançamentos comerciais em parceria não só com a Ucrânia mas, também, com outros países. “Gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram neste projeto que é tão importante para os dois países. Vocês serão testemunhas do lançamento do Cyclone em 2012”, declarou.


Estrutura - A construção do complexo é composta por três sítios distintos, sendo um o de lançamento; um complexo técnico e o de condicionamento de propelentes. Segundo o diretor da ACS, Roberto Amaral, na próxima segunda-feira será assinada a ordem de serviços com as empresas Camargo Corrêa e Odebrecht, contratadas para a realização das obras, que devem ser iniciadas em 10 a 15 dias. “Conforme cronograma, esperamos concluir a obra em dois anos, mas temos que considerar o período chuvoso aqui no Maranhão, que é muito intenso”, observou Amaral.
Pelo cronograma, a previsão é que a estrutura do complexo, que será construída em uma área do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e que ocupará 462 hectares, seja finalizada em um prazo máximo de dois anos.


A primeira operação de lançamento está prevista para 2012 com o vôo de qualificação do Cyclone 4, que possibilitará os lançamentos comerciais. A estimativa da empresa é realizar cerca de seis lançamentos ao ano, cada um orçado em R$ 50 milhões.


Quanto à construção do Centro Sociocultural Santos Dumont, recursos serão utilizados para a recuperação do casarão histórico cedido pela Prefeitura de Alcântara, no centro da cidade. Após a recuperação do imóvel, será firmado um convênio com o Ministério do Trabalho para a realização de cursos de qualificação de mão-de-obra da população local. Antes, porém, haverá um levantamento para saber quais os setores que mais necessitam de qualificação. “Nossa intenção é aproveitar os recursos da comunidade, mas as pessoas precisam ser treinadas por meio de cursos de construção civil, entre outros. Também temos um projeto para qualificar pescadores e agricultores, para que eles possam aproveitar melhor a fonte de renda, preservando seus hábitos culturais”, informou Roberto Amaral.


Intercâmbio - O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, destacou que a concretização da empresa Alcantara Cyclone Space é importante para o desenvolvimento tecnológico do país que, embora, tenha em Alcântara o melhor local para lançamentos do mundo, em termos de tecnologia ainda se encontra em estágio atrasado em relação a outros países. “Nossa cultura tecnológica é muito recente em comparação a outros países. Começamos a investir na formação de pesquisadores somente na década de 60. Tivemos muitos avanços nos últimos anos em intercâmbio tecnológico e qualificação. Nosso trabalho foi para vencer etapas. O Brasil, até 2022, terá um completo programa espacial”, avaliou Rezende.


O ministro lembrou que a parceria do Brasil e Ucrânia, que deu origem à Alcântara Cyclone Space, é um passo importante para a troca tecnológica entre os dois países. Da parte brasileira, a melhor localização para a realização de lançamentos e da parte ucraniana, uma tecnologia avançada na fabricação de foguetes.


TMI - O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, classificou o evento como uma síntese de quase uma década de esforços para colocar o Brasil como um país importante nos lançamentos comerciais. Ele disse ainda que o ato também simboliza um ganho social e cultural para o país, principalmente para o Maranhão.
“Além da ACS, Carlos Ganem lembrou os projetos do Programa Espacial Brasileiro desenvolvidos para o Centro de Lançamento de Alcântara. Entre eles a finalização da Torre Móvel de Integração (TMI), que será utilizada para o lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), prevista para ser entregue em dezembro deste ano.


A TMI tem um investimento de R$ 44, 1 milhões, 10 metros de largura e 34 de altura. “O projeto está praticamente pronto. É completamente distinto da que nós perdemos em 2003”, finalizou Carlos Ganem.


do blog: Maranhão Maravilha

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l