SES realiza videoconferência sobre Teste Rápido em HIV

SES realiza videoconferência sobre Teste Rápido em HIV: "

do JORNAL O QUARTO PODER


Com o objetivo de avaliar as ações de testagem rápida nos municípios maranhenses, fazer o acompanhamento de como estes testes estão sendo utilizados e discutir a Portaria 151 publicada pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira (24), a IV Videoconferência cujo tema foi “Teste rápido em HIV – Descentralização, diagnóstico e acesso rápido”.

Com transmissão simultânea pela plataforma tecnológica da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), a responsável pela logística dos testes rápidos do Departamento Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, Andressa Bouzan, apresentou, de Brasília, aos representantes dos municípios maranhenses que estiveram nos polos de transmissão no interior do estado, a Portaria 151, que alterou os procedimentos para a realização de teste rápido de detecção do HIV.

“A principal alteração foi a simplificação nos procedimentos do teste rápido de diagnóstico para o HIV. Hoje o teste já é usado para diagnóstico definitivo da doença”, explicou.

Após a leitura e explicação da Portaria, os municípios puderam compartilhar suas realidades na aplicação do teste e tirar dúvidas em relação ao mesmo assunto. “Nesta oportunidade pudemos verificar se a nova Portaria já estava sendo aplicada nos municípios, além de reafirmar a importância da legitimidade e sigilo do resultado do exame”, disse a coordenadora do Programa Estadual de DST/AIDS, Osvaldina Mota.

No Maranhão 126 municípios já foram capacitados para realizar o teste rápido, somando 326 profissionais treinados. “O objetivo final é capacitar todos os 217 municípios, com pelo menos dois profissionais treinados para a realização do teste”, afirmou Osvaldina. “Este tipo de acompanhamento é essencial, pois assim podemos fazer o diagnóstico precoce e a pessoa ter uma melhor qualidade de vida”, concluiu.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos