Pular para o conteúdo principal

São Luiz Quatrocentão (400 anos)

São Luiz Quatrocentão (400 anos): "por Ubiratan Teixeira


do blog DOM SEVERINO

Selecionando material par formatar um livro que a “Ética”, Editora criada na cidade de Imperatriz por essa criatura muito especial que é Adalberto Franklin, encontrei em 1998 um registro sobre a passagem dos 386 anos da fundação oficial da cidade de São Luís, onde lembrava a quem de direito, nossos 400 anos que acontecerá em 2012.

É claro que a crônica não tocou nem um pouquinho os homens públicos da época: e por que pensar em algo tão remoto se 14 anos mais tarde muitos já teriam virado um reles punhado de pó? Pois o que não somos mesmo é a terra do já teve.

Mesmo na expectativa desse tsunami anunciado para o próximo ano que varrerá do mapa nossa Ilha e boa fatia do nosso litoral, volto a lembrar o oito de setembro de 2012 considerando com todo respeito que não somos esse reles covil de inúteis e babacas sem registro e sem memória assim como nos trata o político sem projeto de vida e o sulista imperialista.

Independendo das vaidades e soprando para longe as areias brilhantes, esses efêmeros berloques da vaidade humana, não seria nada mal que as pessoas racionalmente bem dotadas tentassem pensar nesses 400 anos: afinal não somos um montinha qualquer de titica de galinha mesmo contra a vontade de paulistas, gaúchos e cariocas. Se o político como representação física acha que é pura perda de tempo pensar numa festinha de 400 anos (por que desviar a atenção do gueto eleitoral em tempo de eleição é arriscar seu “futuro”?) temos as instituições do tipo Academia Maranhense de Letras, as duas maiores Universidades, Fundação da Memória Republicana, Associação Comercial, etc, etc, etc.. que formariam um grupo de autênticos bem intencionados constituindo a “Frente dos 400 Anos”. Uma comissão criteriosa, apolítica, escoimada dos compadres, xeretas e afilhados, para construir com inteligência um grande evento onde figurassem importantes e representativas retrospectivas, publicações de obras significativas da cultura maranhense no campo da história, da antropologia, das artes (repensar esse magnífico Arte do Maranhão - 1940/1990, que por quizilhas políticas foi jogado na lixeira. Ampliá-lo expurgando-o de inserções indevidas e adequando o espaço a todos os artistas) – se ninguém tiver um exemplar que sirva de modelo eu empresto o meu, que Dr. Eliezer me deu por baixo do pano -, realização de uma grande feira de arte, de grandes espetáculos - mas espetáculos verdadeiros de teatro e dança.

É uma idéia utópica, bem sei; delírio de lírico em processo de esclerosamento que de repente levará dili-gentes assessores a lembrar seus servidores, qual Menfistófeles de opereta de subúrbio que investir tempo e saliva, sem ter segurança de um bom dividendo político e econômico, é pura perda de tempo.

Mas a verdade é que sempre faltou alguma coisa para nós, ao longo desses quatrocentos anos de certidão de nascimento que nos fizesse respeitado fora de nossas fronteiras.

Fizemos ou não fizemos uma boa música erudita e sacra ou o acervo ajuntado por João Mohana é balela? Nossa música popular é de qualidade esmerada, até mesmo essa coisa chula que é o tal reggae, feito pelo maranhense é primoroso. Colocando-se os valores nos seus lugares, será que a escultura feita no momento por Cordeiro seja em alguma coisa inferior à de Celso Antônio? Ariel Vieira de Morais não produziu uma obra exemplar? A poesia de Nauro não tem lugar distinto na literatura universal? A pintura de Antonio Almeida tem nível internacional ou não tem? Adquiri o hábito de contestar esses colonizadores de araque que vêm pra cima de mim com essa conversa fiada de ser o melhor em tudo, mostrando que toda revolução na estética literária do Brasil partiu sempre de um maranhense. Quem tem o topete de me contradizer?

Deveríamos, pelo menos uma vez em quatrocentos anos de vida, se a tsunami não acontecer, sair da ganzola onde nos homiziamos e mostrar ao mundo que não devemos favor a ninguém.

Seria um bom exercício nos vários campos do conhecimento para a UFMA e a Uema; seria uma chance supimpa para a Academia Maranhense de Letras com sua plêiade de bons empreendedores entre os quais pontifica agora Joaquin Haikel provar à intelectualidade internacional que ela não foi pensada só para dar vida à Universidade; Joaquim Itapary, borbulhante de idéias, poderá envolver a Fundação da Memória Republicana num grande projeto. Gente! Tem tanta gente de tutano na história do Mara-nhão...


siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l