Porque João Alberto será eleito senador

Porque João Alberto será eleito senador: "




É costume de alguns jornalistas, principalmente no Maranhão, fazer manchete com o verbo no futuro. Sentenciam como certos eventos que ainda estão por acontecer e, muitas vezes, acabam não acontecendo.

Um dos principais blogueiros afinado com o discurso reinaldista, Luís Cardoso, por exemplo, escreveu em 17 de março 'Depois de receber o apoio do PT, Roseana descarta a vice da chapa' e em 12 de junho 'Roseana não dará a vice para o PT'. Como se sabe, o PT emplacou o ex-deputado Washington Luiz como vice na chapa de Roseana.

Depois de tudo acertado e confirmado, Cardoso voltou a agourar o PT maranhense anunciando 'João Alberto e Washington Luiz vão renunciar', fato que também não se confirmou.

Sinto-me, portanto, no direito de declarar como previsão certa aquilo que não passa de análise pessoal do cenário político maranhense. Assim como estou certo que Roseana Sarney será reeleita governadora em 1º turno, o atual vice-governador, João Alberto será eleito senador da República.

A poderosa chapa roseanista jogará, como já vem jogando, todo o peso na disputa senatorial para eleger apenas um senador, o próprio João Alberto, já que a outra vaga será certamente preenchida pelo senador e ex-ministro do governo Lula, Edison Lobão. Alguém duvida? Algum balaio? Algum petista emplumado? Não? Ok.

O que poderia fazer com que o apoio de Roseana, Lula, Dilma, Lobão, Sarney, mais de 100 prefeitos e os mais votados deputados do estado fosse insuficiente para eleger um senador? A união da oposição em torno de apenas uma candidatura forte, tática pretendida por Zé Reinaldo (PSdB) e impossibilitada por Roberto Rocha (PSDB). Não que a unidade da oposição fosse garantia de vitória, mas certamente ampliaria as possibilidades de êxito, hoje quase nulas.

Junte-se a isso o atrelamento que sempre existe a eleição para o senador e a disputa pelo governo estadual e o fato de que a chapa do principal adversário de João Alberto está apenas em terceiro nas pesquisas mais recentes.

E já que é pra fazer previsão, encerro com mais uma: Flávio Dino não ultrapassará Jackson Lago na disputa pela segunda colocação.


do Blogue do Braga

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini