Pesquisa de professor da Uema sobre ervas medicinais será abordada no Fantástico

Pesquisa de professor da Uema sobre ervas medicinais será abordada no Fantástico: "


do JORNAL O QUARTO PODER

No próximo domingo, 29, a revista eletrônica semanal da Rede Globo de Televisão, Fantástico, lançará o quadro “É bom pra quê?”, que vai abordar o uso de ervas e medicamentos fitoterápicos no Brasil. Já no programa de estréia será destaque o trabalho do professor Antonio Augusto Brandão Frazão, do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O professor irá apresentar uma pomada cuja fórmula, descoberta por ele, é baseada em graviola (Annona Muricata), uma planta muito cultivada nos estados do Nordeste e comum no cerrado maranhense. O remédio é usado como cicatrizando em feridas difíceis de tratar, como as decorrentes de diabetes, câncer de pele, leishmaniose ou queimaduras diversas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive, já autorizou o uso do medicamento e os médicos da região que trabalham com o programa Saúde da Família já receitam a pomada quando o caso envolve feridas graves.

Augusto Frazão possui pesquisas com mais de 16 espécies de plantas medicinais, para a produção de oito tipos de medicamentos. Pela eficiência de seus estudos foi convidado para ser o consultor dos quadros de saúde comandados por Drauzio Varella, para a região Nordeste.

O pesquisador é docente da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), do curso de Química e Biologia em regime integral de trabalho. Também é químico toxologista, graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UGMA), mestre em Geoquímica pela Universidade Federal do Pará e livre docente pela Universidade Nacional da Ucrânia.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos