Os prováveis campeões de voto na Assembléia: eles têm força para levar outros juntos…

Os prováveis campeões de voto na Assembléia: eles têm força para levar outros juntos…: "


do blog: Marco Aurélio D'Eça




Ricardo Murad é um dos fortes candidatos



Pelo volume de campanha que se vê nas ruas, pela estrutura demonstrada pelos candidatos e pela avaliação de especialistas em eleições, já é possível montar um painel com os prováveis campeçoes de voto nas eleições para a Assembléia Legislativa em outubro.


Cleide Coutinho deve estar entre os campeões


Haverá um campeão de votos em cada coligação, mas a disputa geral certamente se dará entre os deputados Ricardo Murad (PMDB), Max Barros (DEM), Victor Mendes (PV) e Raimundo Cutrim (DEM), e as deputadas Gardeninha Castelo (PSDB), Cleide Coutinho (PSB) e Graça Paz (PDT).


Todos estes deputados certamente vão superar a casa dos 40 mil votos – alguns chegarão até mais longe – e terão como característica o fato de garantir não só a própria eleição, mas também ajudar na eleição de alguns colegas de coligação.


Graça Paz mostra volume de campanha


A regra eleitoral funciona assim: para entrar no rateio das vagas da Câmara e da Assembléia, cada partido ou coligação deve obter uma cota mínima de votos, o coeficiente eleitoral .


Este ano, estima-se o coeficiente para a Assembléia em 73 mil votos.


Victor Mendes é cotado entre os primeiros


Assim que atingir esta cota, o partido garante uma vaga ao mais votado. São estes candidatos que se elegem direto, sem depender da soma dos colegas.


E, por isso, tem condições de ajudar na eleição de alguns outros membros da coligação, uma vez que sua votação entra na soma do coeficiente.



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos