Pular para o conteúdo principal

O VOTO TIRIRICA

O VOTO TIRIRICA:




do Blog do Ericeira


"João Batista Ericeira é advogado, professor universitário, diretor da EFG-MA

O palhaço Tiririca é candidato a deputado federal em São Paulo, adota o slogan “Pior do que está não pode ficar”, de pronto contestado pelos opositores que lhe indagam: será? A candidatura do artista aposta na sua popularidade, e integra a estratégia dos partidos de se utilizarem de celebridades com vistas à conquista pura e simples do voto. Guardando as proporções devidas, na eleição de 1958, indignado com excessos cometidos por políticos profissionais, ávidos na defesa de interesses pessoais, e o baixo nível dos candidatos, o eleitorado paulistano, havido como de razoável politização, em sinal de protesto, votou esmagadoramente no rinoceronte do Jardim Zoológico, de nome Cacareco, sufragando-lhe com cem mil votos para a Câmara de Vereadores. Obviamente os votos foram nulos, mas o acontecimento criou o neologismo na história das eleições brasileiras, conhecido como “voto Cacareco”, dado em sinal de protesto a figuras e pessoas bizarras, para lavrar o protesto e a revolta da população com os descaminhos da política, tal como praticada pelos seus profissionais.

Ainda no horário da propaganda, Tiririca se dirige aos eleitores perguntando se eles sabem o que faz um deputado federal, em seguida, ele mesmo responde: “na verdade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”. A pergunta e a resposta são oportunas, traduzem a realidade. Boa parte do eleitorado ignora as atribuições do legislador, bem como os candidatos, que de igual modo, desconhecem as suas funções. Platão, na velha Atenas, preconizava a expulsão dos poetas e artistas da vida pública, sob o argumento da pouca racionalidade destes últimos, pressuposto considerado indispensável ao seu exercício. De lá para cá, o conceito de racionalidade evoluiu, incluiu as emoções, os sentimentos, e a as contribuições de artistas e poetas para a política são incalculáveis.

Nas eleições de 2010, o desempenho de Tiririca no horário da propaganda eleitoral gratuita é a novidade, desperta a atenção dos desestimulados telespectadores e ouvintes paulistas, cansados dos risíveis bordões repetidos pelos candidatos, sem qualquer proposta concreta que respeite ao seu cotidiano. O quadro se repete em todo o Brasil, e a maioria dos estados não dispõe de artistas capazes de diverti-los e fazê-los rir como o candidato por São Paulo, interpretando um tipo ingênuo e abobalhado, mas é fato, caiu no gosto popular. Os votos a ele conferidos nas próximas eleições não serão anulados. Não conheço as suas efetivas possibilidades, mas imagino que possa eleger-se, quem sabe, com votação consagradora, tal como o Enéas. Este aos gritos repetia o seu nome. Criou um tipo, fundou um partido, recebia milhares de votos, com as sobras elegia os outros companheiros da chapa.

Não sei se Tiririca tem a pretensão de fundar um partido, e firmar liderança semelhante a do Enéas. Naturalmente como todo candidato deseja eleger-se, mas se obtiver votação apoteótica, logo aparecerão seguidores interessados em futuras eleições, buscando o abrigo da sua liderança e das sobras que possa oferecer.

O chamado voto Cacareco na história recente das eleições brasileiras data de outubro de 1958, iniciou com pleito para a Câmara Municipal de São Paulo, propagando-se em vários estados onde ocorreram fenômenos parecidos, de irresignação com o processo e de anulação dos votos Há, portanto mais de cinqüenta anos que o eleitor brasileiro sinaliza a insatisfação com a conquista de mandatos e a forma de exercê-los. Ouvido pela imprensa, o então presidente Juscelino Kubitschek-JK, negou-se a dar sentido ao fato de um animal do Jardim Zoológico ter obtido votação superior aos 450 concorrentes do pleito paulistano e a todos os partidos em disputa. Saiu-se à moda mineira: “Não sou intérprete de acontecimentos sociais e políticos. Aguardo as interpretações do próprio povo”. Pobre JK. Não era na verdade cientista social, mas seis anos depois ocorreria o golpe de Estado de 1964, que o baniria definitivamente da vida pública. Os golpes contra a democracia só podem vingar se o processo político-eleitoral estiver desmoralizado e as instituições combalidas. Os mais otimistas repetirão o velho brocardo de Marx, “a história não se repete, a não ser como farsa”.

Difícil mesmo é extrair e codificar as leis da História. É mais fácil aprender com as suas lições. Estão aí o voto Cacareco, depois o Enéas, agora o Tiririca, a evidenciar que as reformas política e partidária não podem tardar.

jbericeira@veloxmail.com.br
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l