Lula deve vir ao MA anunciar descoberta de gás

Lula deve vir ao MA anunciar descoberta de gás: "


do Blog do Décio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vir ao Maranhão nas próximas semanas anunciar oficialmente a descoberta de gás natural no município de Capinzal do Norte. A informação é da governadora Roseana Sarney (PMDB) em entrevista coletiva concedida no início da tarde desta quinta-feira quando fez o anúncio oficial da descoberta.


Governadora Roseana, João Alberto, Lobão e Maurício Macedo durante coletiva


Durante a entrevista, da qual participou também o ex-ministro Edison Lobão e o vice-governador João Alberto, o primeiro informou ter conversado com Lula sobre a possibilidade da vinda dele ao Estado. “Conversei como presidente hoje e ele está interessado em vir fazer esse anúncio. Vai depender de um acerto dele com o empresário Eike Batista, da OGX”, contou Lobão.


Roseana explicou que a descoberta foi feita às 5h30 desta quinta-feira, a 1.654 metros de profundidade na região de Capinzal do Norte. “Com esta descoberta abre-se para o Maranhão uma perspectiva gigantesca de novos negócios na área de energia, transformando o nosso Estado em um dos maiores produtores de energia limpa do Brasil”, afirmou ela, lembrando do esforço do ex-presidente José Sarney em dotar a Petrobras de condições para a compra de equipamentos e técnicos à identificação de novos campos de gás e petróleo no país.


“Viva o Brasil. Viva a inteligência brasileira”, comemorou Eike Batista, que também concedeu entrevista nesta quinta-feira sobre o assunto no Rio de Janeiro. “Essa descoberta abre uma nova fronteira exploratória em uma bacia terrestre, fato que não ocorria há aproximadamente duas décadas no Brasil” comentou Paulo Mendonça, diretor geral da OGX. “Essa descoberta marca o início da materialização de um importante complexo de geração térmica a gás natural no Brasil,”, afirmou Eduardo Karrer, executivo da MPX, ambas empresas do grupo EBX.


Após perfurar os primeiros 10 metros com expressivos indícios de gás, à profundidade de 1.654 metros, a OGX Maranhão decidiu realizar um teste de formação. O poço foi aberto para fluxo às 5h30 de hoje e, após 10 minutos de abertura, constatou-se a presença de gás na superfície e, às 6h, o poço estava com 1.900 psi (unidade de pressão), sendo, em seguida, fechado. No segundo fluxo, iniciado às 8h, foi alinhado para o queimador, apresentando uma chama de aproximadamente 15 metros.


Poço perfurado em Capinzal do Norte gerou labaredas de 15 metros de altura


Com os dados sísmicos obtidos até o momento, já foram mapeados em torno de 20 novos prospectos, “sinalizando para o altíssimo potencial dessa região da bacia, na qual a OGX Maranhão detém 7 blocos, totalizando 21.000 km”, diz a companhia no fato relevante divulgado à imprensa. As prospecções foram iniciadas ano passado.


O secretário Maurício Macedo (Indústria e Comércio) informou que em projetos desta magnitude o benefício ao consumidor deve chegar entre 3 e 5 anos. Ele lembra que o grupo EBX já tem andamento a construção de uma termoelétrica de 1.800 megawatts de energia em Santo Antonio Lopes, cidade vizinha a Capinzal do Norte. O projeto está orçado em R$ 4 bilhões.


Foto: Lauro Vasconcelos e OGX/Divulgação.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos