Governo anuncia descoberta de gás natural em Capinzal do Norte

Governo anuncia descoberta de gás natural em Capinzal do Norte-MA: "



do JORNAL O QUARTO PODER

A governadora Roseana Sarney comemorou, nesta quinta-feira (12), a descoberta de gás no município de Capinzal do Norte – Bacia do Parnaíba -, anunciada pela empresa OGX. Durante coletiva realizada no Palácio dos Leões, a governadora disse que com a descoberta abre-se para o Maranhão uma perspectiva gigantesca de novos negócios na área de energia tornando o estado em um dos maiores produtores de energia limpa do Brasil, além de gerar cerca de cinco mil novos empregos.

Segundo a governadora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário Eike Batista deverão vir ao Maranhão para anunciar oficialmente a descoberta de gás natural em Capinzal do Norte.

“Congratulo-me com o empresário Eike Batista e toda sua equipe que acreditaram no Maranhão, incentivados pelo resgate da confiança da ação governamental, seriedade e competência na gestão pública”, disse Roseana com o mesmo entusiasmo do empresário Eike Batista que comemorou a notícia dando “viva ao Brasil e à inteligência brasileira”.

O poço situa-se a aproximadamente 260 quilômetros de São Luís e deve mudar a condição do Brasil de importador de gás para exportador. Roseana destacou que novas indústrias, milhares de novos empregos e novos setores da economia irão se beneficiar com a descoberta, que terá grande impacto econômico diretamente na região de ocorrência.

Participaram da coletiva o vice-governador, João Alberto; os secretários Mauricio Macedo (Indústria e Comércio), Israel Ferreira (Minas e Energia), Anselmo Raposo (Educação), Luís Bulcão (Cultura), Olga Simão (Casa Civil), Tadeu Palácio (Turismo); e do senador Edison Lobão.

A governadora lembrou que foi graças à determinação do então presidente José Sarney que, no seu governo, deu à Petrobras as condições para compra de equipamentos e contratação de técnicos necessários à identificação de novos campos de gás e petróleo. “Lembro, também, que no meu primeiro governo criei a Gasmar- Companhia Maranhense de Gás, com o objetivo de viabilizar a distribuição industrial de gás em nosso estado. O que temos de fazer agora é garantir as condições para que os maranhenses tenham acesso às vagas de emprego que surgem, promovendo cursos de capacitação”, completou.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, disse que além da construção de uma termelétrica, no município de Santo Antônio dos Lopes, que já está com Licença Prévia, o desdobramento do gás, a partir daí, será objeto de outros investimentos.



Descoberta

Após perfurar os primeiros 10 metros da seção devoniana com expressivos indícios de gás, à profundidade de 1.654 metros, a OGX Maranhão decidiu realizar um teste de formação. O poço foi aberto para fluxo às 5h30 de quinta-feira e após 10 minutos de abertura constatou-se a presença de gás na superfície e, às 6h, o poço estava com 1.900 psi de pressão. “Isso nos dá a certeza de grandes reservas comercializáveis de gás”, disse a governadora.

Com os dados sísmicos adquiridos até o momento, já foram mapeados em torno de 20 novos prospectos, sendo cinco deles situados no trend desta descoberta, sinalizando para o altíssimo potencial dessa região da bacia, na qual a OGX Maranhão detém sete blocos, totalizando aproximadamente 21.000 quilômetros quadrados. As atividades de perfuração foram iniciadas no dia 5 de julho deste ano.

“Essa descoberta abre uma nova fronteira exploratória em uma bacia terrestre, fato que não ocorria há aproximadamente duas décadas no Brasil” comentou Paulo Mendonça, diretor geral da OGX, no documento. “Essa descoberta marca o início da materialização de um importante complexo de geração térmica a gás natural no Brasil,”, afirmou Eduardo Karrer, CEO da MPX.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos