Pular para o conteúdo principal

COLUNA ESTADO MAIOR

COLUNA ESTADO MAIOR: "


do BLOG DO JONI ROCHA



Votos válidos e turno único
O relatório do Ibope faz uma revelação numérica que não foi possível divulgar na edição de ontem. É a seguinte: se a eleição para a cobiçada cadeira número 1 do Palácio dos Leões fosse realizada hoje, a governadora Roseana Sarney (PMDB) seria eleita logo no primeiro turno. A eleição de Roseana em turno único se daria, segundo o Ibope, com boa margem de vantagem sobre os demais candidatos somados. Ela seria proclamada vencedora da disputa, com 55% dos votos válidos.
O quadro da disputa ficaria assim: a peemedebista Roseana com 55%, o pedetista Jackson Lago com 29%, o comunista Flávio Dino com 15% e o eterno candidato do PSTU, Marcos Silva, teria 1%. Saulo Arcangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB) não pontuaram, segundo o Ibope. Para quem não sabe, chega-se aos votos válidos excluindo da contagem os votos nulos e em branco e não levando em consideração os indecisos. Feito isso, transforma-se a soma dos votos de todos os candidatos em 100% e se divide proporcionalmente, operação que leva ao quadro definitivo da eleição.
Na sua pesquisa global, que inclui todos os percentuais, o quadro é o seguinte: Roseana (47%), Jackson Lago (25%), Flávio Dino (13%), Marcos Silva (1%) mais 11% de indecisos e 3% de brancos e nulos. Na operação para se chegar aos votos válidos, seriam excluídos os 14% de indecisos, brancos e nulos.
Chama atenção o fato de que, nas quatro pesquisas divulgadas até agora - duas do Escutec, uma do Ipop e uma do Ibope -, Roseana e Jackson Lago têm oscilado dentro das margens de erro, que sempre é de 3%. Diferente de Flávio Dino, cuja variação é anormal, o que faz com que ele sequer ameace a estabilidade do pedetista Jackson Lago. Como se vê, a posição da governadora está consolidada, mas ela própria lembra que ainda tem um mês de campanha pela frente.

Na capital
A pesquisa Ibope ouviu 157 eleitores de São Luís e encontrou um quadro parecido com o identificado em todo o Maranhão. Destes, 45% disseram que votarão em Roseana Sarney. Outros 31% responderam que seu candidato é Flávio Dino. Jackson Lago, que já foi prefeito da capital três vezes, recebeu 22% das intenções de voto. Finalmente, Marcos Silva (PSTU) sairia com 2% e Josivaldo Corrêa (PCB) teria 1%.

Voto regional
Se a eleição fosse agora, a peemedebista Roseana Sarney venceria com folga nas mais diversas regiões do estado. Teria 45% em São Luís, 61% no Norte, 47% no Oeste, 51% no Centro e 64% no Leste. Além dos 22% em São Luís, Jackson Lago teria 21% no Norte, 44% no Oeste, 37% no Centro e 23% no Leste. Flávio Dino, por sua vez, teria 31% em São Luís, 17% no Norte, 8% no Oeste, 11% no Centro e 12% no Leste.

À frente
Os candidatos do PMDB ao Senado, Edison Lobão e João Alberto, têm, segundo o Ibope, sólidas posições na pesquisa espontânea - naquela em que o entrevistador não mostra nomes. Lobão e João Alberto têm, respectivamente, 31% e 28% em São Luís, 30% e 21% no Norte, 27% e 19% no Oeste, 25% e 19% no Centro e 37% e 24% no Leste. Os dois estão disparados na liderança também da pesquisa espontânea.

Atrás
José Reinaldo Tavares (PSB), Edson Vidigal e Roberto Rocha, ambos do PSDB, receberam percentuais bem mais tímidos na pesquisa espontânea. Em São Luís, Tavares obteve 13%, Vidigal 7% e Rocha 5%, este último perdendo para a Professora Socorro (PSOL), que aparece com 7%. No embate entre os tucanos, Vidigal levou a melhor sobre Rocha.

Vento em popa
O vice-governador João Alberto foi informado em Imperatriz sobre os números da pesquisa Ibope para governador. Ele avaliou que a candidatura de Roseana Sarney está de vento em popa e que a coligação vai se empenhar mais ainda para consolidar a posição e a possibilidade de turno único. João Alberto fez a avaliação sem saber ainda a sua posição na corrida ao Senado.

Fator Jackson
O grande fato político das próximas semanas será o julgamento do processo envolvendo o ex-governador Jackson Lago (PDT), que tramita no TSE. Pela análise das pesquisas, Jackson Lago tem posição consolidada entre 23% e 28% das intenções de voto do eleitorado maranhense. E só perderá esta condição - em tese - se o TSE decidir cassar o seu registro de candidatura.

Reação
O socialista José Reinaldo Tavares não gostou nem um pingo do percentual do comunista Flávio Dino na pesquisa Ibope. Sacou do cofre as velhas e surradas denúncias segundo as quais a pesquisa é “manipulada”, fazendo a desgastada acusação ao Ibope. E quando ler os números para o Senado, então...

Discreto
Companheiro de chapa da peemedebista Roseana Sarney, o petista Washington Oliveira tem trabalhado duro. Além de se movimentar para ampliar a participação do seu partido na campanha da coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, Oliveira corre o estado ao lado da governadora. Mas faz questão de se manter discreto.

Voto “especial”
169 presos provisórios e adolescentes internos votarão nas eleições deste ano no Maranhão. Para tanto, o TRE vai instalar seções eleitorais especiais nos estabelecimentos penais e unidades de internação de São Luís, Caxias, Imperatriz e São José de Ribamar. Esses municípios concentram as maiores populações carcerárias do estado, e, por via de conseqüência, os maiores contingentes de eleitores “especiais”.

Ídolos
O candidato Josivaldo Corrêa (PCB) demonstrou ontem, em entrevista à Rádio Mirante AM, forte simpatia pelas Farcs, pelo chefão venezuelano Hugo Chávez e até pelo Talibã afegão. Para ele, é a “mídia burguesa e capitalista que distorce a imagem destes ícones da luta contra o imperialismo”. Parece ignorar que as Farcs atuam no narcotráfico, o Talibã faz terrorismo assassino e Chávez é simplesmente um ditador.

E MAIS
A “análise” que alguns blogueiros estão fazendo da pesquisa do Ibope não tem qualquer sentido, principalmente a acusação de que o Ibope sempre erra.

Para mostrar o contrário: em 2006, a última pesquisa do Ibope anunciou empate entre Roseana e Jackson Lago. O resultado bateu com a margem de erro.

Charles Vieira (PCB) ensaiou, mas não acelerou na corrida eleitoral como candidato a senador. A pesquisa diz que ele tem só 1%, sem chances, portanto.

Foi um belo espetáculo de democracia política e de convivência de contrários o bandeiraço de sexta-feira à noite, na Ponte José Sarney.

Amigos comuns não devem convidar para a mesma mesa o pedetista Jackson Lago e o comunista Flávio Dino. Podem ter encrenca.
Estado Maior é uma coluna diária do Jornal O Estado do Maranhão
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l