Capinzal do Norte-MA tem super reserva de gás natural

Capinzal do Norte-MA tem super reserva de gás natural: "

A governadora Roseana Sarney (PMDB) vai anunciar daqui a pouco, no Palácio dos Leões, a descoberta de uma grande jazida de gás em Capinzal do Norte, distante 260 km de São Luís. A informação foi dada em primeira mão pelo blog em dezembro do ano passado depois de uma entrevista que eu havia feito com o então secretário de Planejamento, deputado Gastão Vieira (reveja). O responsável pela descoberta é a empresa EBX, do bilionário Eike Batista.


Em entrevista na manhã desta quinta-feira à rádio Mirante AM, o senador e ex-ministro Edson Lobão confirmou a informação tendo como fonte o próprio Eike Batista com quem conversou recentemente. De acordo com Lobão, a reserva em Capinzal do Norte é “uma das maiores reservas do Brasil e do mundo, e tornará o país auto-suficiente” no produto.


Segundo o ex-ministro, a reserva maranhense é de cerca de 40% da existente na Bolívia, um dos maiores produtores do planeta com 40 milhões de m³ de gás por dia. “O Brasil importa 30 milhões de m³. Isso representa mais do que estamos importando com a vantagem de Capinzal do Norte está à beira de uma rodovia”, disse Lobão, anunciando também a existência de petróleo no Estado.


Por causa da descoberta, a EBX vai construir uma termelétrica na cidade com capacidade para produzir 1.000 megawatts de energia. Há 30 anos a Petrobras pesquisou a existência de petróleo e gás na região. Fez escavações em Santo Antonio dos Lopes e Dom Pedro, sem sucesso. “Será uma mudança completa numa área que não tinha nenhuma perspectiva de futuro antes dessa descoberta. É uma região que vai explodir. Essa é apenas uma amostra que o Maranhão decolou para o desenvolvimento”, afirmou Gastão na ocasião.


do Blog do Décio


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini