Candidatura de Roseana recebe reforço de ex-adversários no MA

Candidatura de Roseana recebe reforço de ex-adversários no MA: "



FONTE: do Eleições 2010: Candidatos, pesquisas e apuração - iG
Wilson Lima, iG Maranhão




Tadeu Palácio, Conceição Andrade e Helena Duailibe já foram críticos da família Sarney e agora compõe palanque para a peemedebistaAntigos adversários e críticos ferrenhos da governadora Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão, assumiram esse ano papel de principais cabos eleitorais da campanha à reeleição da peemedebista. Entre esses ex-adversários, estão até mesmo pessoas de partidos que compõe a base de oposição da filha do senador José Sarney.
O caso mais curioso é da vice-prefeita de São Luís, Helena Duailibe. Helena Duailibe é filiada ao PSB, partido que integra a coligação do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) e que tem o candidato a senador José Reinaldo Tavares como um de seus líderes. José Reinaldo é considerado uma espécie de arquiinimigo da família Sarney no Estado. Além disso, Helena é vice-prefeita da administração João Castelo (PSDB) que apoia claramente a candidatura de Jackson Lago (PDT). Castelo, durante as eleições gerais desse ano, tem feito críticas abertas contra a família Sarney.

A vice-prefeita de São Luís também foi secretária de Saúde do Maranhão durante a administração José Reinaldo Tavares e afirmou que essa 'mudança de lado' tem um caráter meramente político, descartando possíveis mágoas com a cúpula do PSDB ou do PSB no Maranhão. 'Na verdade, eu tenho que buscar o que é melhor para o nosso povo, para o nosso Estado e para nossa cidade. Eu tenho de estar do lado de quem eu acho que é melhor para o Maranhão', justificou Helena sobre a mudança de lado. 'Minha decisão é clara em função das propostas da Roseana', complementou.



Ex-prefeito

Outro caso parecido é o do ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PMDB). Até 2008, Tadeu era do PDT e um dos principais nomes do partido em São Luís. Durante sua gestão na prefeitura, Palácio sempre teceu críticas ácidas contra a família Sarney e apoiou claramente a eleição de Jackson Lago em 2006. Na ocasião, Lago derrotou Roseana. Entretanto, brigas internas no PDT durante as eleições municipais de 2008 afastaram-no do partido.

Quando reassumiu o governo do Estado em abril de 2009, Roseana alçou Palácio à condição de secretário estadual de Turismo e agora ele é um dos principais defensores da candidatura de Roseana ao governo do Estado. 'Já fui adversário no passado, mas não vejo problema de reconhecer que estive errado e que posso apoiar algo melhor para a nossa cidade', declarou Palácio durante caminhada de Roseana no sábado passado.



Sem arrependimento

Um terceiro caso é da também ex-prefeita Conceição Andrade, que também foi do PDT na década de 90 e foi eleita sucessora de Jackson Lago na prefeitura de São Luís. Durante a administração de Roseana Sarney, Conceição foi convidada a assumir a Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário (Sedagro) e desde então incluída na base de sustentação da governadora no Maranhão. 'Roseana me convenceu que ela é uma pessoa séria, íntegra e de que faz política pública com decência', justificou Andrade sobre a mudança, alegando que já está na base de sustentação do governo há mais de 12 anos. 'Não me arrependo de ter sido do PDT. Na verdade, foi uma fase de aprendizado', assinalou.

Tanto Palácio, quanto Conceição Andrade tem uma função fundamental na campanha de Roseana Sarney: tentar diminuir a rejeição da peemedebista em São Luís. Conceição Andrade é conhecida pela implementação de vários projetos sociais na capital como a meia-passagem e os terminais da integração. Palácio teve sua administração marcada pela ampliação da rede escolar e pela melhoria dos serviços de limpeza em São Luís.


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos