Pular para o conteúdo principal

“Balaios” à beira de um ataque de nervos

“Balaios” à beira de um ataque de nervos: "


do Blog do Décio

Uma carta do ex-governador Jackson Lago dirigida aos moradores da capital, e divulgada especialmente na internet ao qual o blog teve acesso, gerou crise entre ex-colabores, parentes e correligionários do candidato do PDT. No documento, entitulado “Carta a São Luís”, Jackson enumera realizações de seu governo e se coloca como vítima de perseguição da família da governadora e concorrente Roseana Sarney (PMDB).


“Ao contrário do que rezou e até hoje reza a imprensa sarneysista, nosso governo não foi derrubado por seus defeitos, mas em razão de suas virtudes, obras, valores e realizações. Virtudes que eram vistas como séria ameaça à sobrevivência política da oligarquia. Tentam e continuam tentando me destruir, na esperança de que eu cedam que eu desista, que a les me entregue, como já conteceu com alguns fracos de espírito”, diz O ex-governador, “esquecendo-se” que em 2000 chegou a brindar a vitória na eleição para a Prefeitura de São Luís na casa da então aliada e governadora Roseana (leia aqui a íntegra).


Hoje Jackson é criticado, mas quando estava no governo ninguém dizia nada


Depois da divulgação da carta começaram os debates a respeito do assunto na “Rede Balaiada”, grupo de discussão que ex-membros do governo mantém na internet. Ex-secretário adjunto de Trabalho, o “neoflavista” Franklin Douglas (PT) bateu forte no ex-chefe. Disse que na carta Jackson encheu linguiça com várias obras no interior esquecendo de fatos importantes ocorridos na capital. Citou como exemplo a visita do ditador venezuelano Hugo Chávez, participação do ex-governador no Fórum Social Mundial e mutirões realizados na Cidade Operária e Itaqui Bacanga.


“Embora São Luis seja uma caixa de ressonância para o interior do estado, o que justificaria colocar as ações feitas lá na carta à capital, a demasia de ações no interior ante as menores exemplificações do que feito em São Luís, deixa a impressão que de fato pouco foi feito na ilha. Alguns exemplos do que poderia ter sido dito”, assinala o ex secretário-adjunto.


Franklin deixa claro que “a carta tem um excelente final (‘não são os juizes, mas o povo que vota agora’), mas perde força ante o anterior que está politicamente expresso: o tom não é coerente com a autocrítica feita por Jackson Lago em discurso na saída do governo, repetido em diversas entrevistas de rádio”. Afirma ainda que só está batendo no ex-patrão porque ele precisa ter votos para levar a eleição para o segundo turno. “Sem uma boa votação de Flàvio (Dino) e de Jackson em São Luís, não há segundo turno no Maranhão”, sentencia.


Defesa em família


Filho do ex-governador, Igor Lago entra na discussão e critica o setor de Comunicação do governo do pai. “Sob um governo plural resultante das circunstâncias com que foi eleito, o governador Jackson Lago e o seu governo (você sabe tanto quanto todos os outros companheiros) enfrentou um ambiente de muita hostilidade desde o início que, em vez de ser superado, culminou com a fatídica cassação. Quantas ações deixaram de ser feitas por essa circunstância, inclusive no setor de comunicação? Portanto, creio que não podemos fazer um julgamento justo sobre o governo Jackson pelo fato de que o mesmo foi interrompido aos 2 anos, 3 meses e 17 dias”, choraminga.


Na sequência o historiador Jonhatan Almada, aliado e atuando como espécie de “ghost-writer” (quem escreve por outra pessoa) do ex-secretário Aziz Santos (Planejamento), faz algumas ponderações. “O governo Jackson Lago e em parte também o de José Reinaldo romperam com a ‘lógica insular do governo estadual’, dinamizando os investimentos para o continente, desconcentrado-os da ilha. É certo que o governo Jackson Lago avançou sobremaneira nisso, porém o esforço interrompido pelo golpe judicial deixou tudo a meio caminho. Acredito que só a carta a São Luís não traduza o todo do que representou o governo Jackson Lago nos dois sentidos já mencionados (cooperação internacional e democracia participativa e direta). Por isso, considero indispensável uma Carta aos Movimentos Sociais e a Sociedade Civil Organizada dando conta disso”, diz .


Em rápida mensagem no final, o ex sub-chefe da Casa Civil Emílio Azevedo, braço direito de Aderson Lago no governo cassado, se solidariza com Franklin. “Independente de concordar ou não com Franklin Douglas acho que ele presta um enorme serviço no momento em que faz uma crítica. A crítica é necessária. Principalmente dos aliados (e Franklin foi aliado do projeto da Frente de Libertação desde sempre). O Maranhão precisa da crítica honesta. Aliados não servem só para aplaudir. Os aliados também podem e devem criticar. Isto é muito positivo para o Maranhão”, diz e ele. Leia aqui a íntegra dos artigos dos balaios à beira de um ataque de nervos.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l