Pular para o conteúdo principal

Aliados de Jackson Lago usam Veja para “pressionar” procuradora eleitoral contra Roseana

Aliados de Jackson Lago usam Veja para “pressionar” procuradora eleitoral contra Roseana: "

Desde quarta-feira aliados do ex-governador e candidato Jackson Lago (PDT) “plantam” notas na coluna “Radar on-line”, da Veja, tentando forçar a procuradora regional eleitoral, Carolina da Hora Mesquita Höhn, a acionar o TSE ou mesmo se posicionar junto ao TRE, no sentido de endossar a “palhaçada” que Aderson Lago (PSDB) armou na ação contra a candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB).


Carolina da Hora Höhn: sob pressão de jackistas


Sob o título “Parecer sobre Roseana? Só na hora”, o colunista Lauro Jardim afirma que “causou surpresa entre os advogados da coligação de Jackson Lago a decisão da procuradora Carolina da Hora Höhn de só apresentar na hora do julgamento, previsto para ocorrer esta tarde, a opinião do Ministério Público Eleitoral sobre o pedido de impugnação da candidatura de Roseana Sarney. A procuradora recebeu o caso para dar um parecer na quinta-feira passada e devolveu-o anteontem, dizendo que só se manifestaria diante do plenário do TRE de Maranhão” (veja a íntegra da nota aqui).


Note que Lauro Jardim usa o sobrenome da representante do Ministério Público Eleitoral no título da nota e revela a fonte da informação: “os advogados da coligação de Jackson”. Aqui o objetivo dos jackistas era pegar um parecer contra Roseana da lavra do MPE e repercutir na imprensa “balaia” local e em nível nacional.


Hoje mais duas notas. Na primeira, sob o título “A tática do pisca no Maranhão”, o colunista diz que “Jackson Lago usará a tática do pisca na disputa judicial que trava com Roseana Sarney. Os advogados da sua coligação só vão recorrer ao TSE para impugnar Roseana se o Ministério Público fizer o mesmo no caso dele” (veja aqui).


Aqui a estratégia é forçar a procuradora a não recorrer ao TSE em relação ao ex-governador. Ela recorreu e ele já aparece no site do TSE com a expressão “deferido com recurso” (veja foto abaixo).


Na segunda, “E o Ministério Público piscou antes”, diz que Carolina da Hora “acaba de recorrer ao TSE para impugnar a candidatura de Jackson Lago ao governo do Maranhão. Os advogados da coligação de Lago, por sua vez, decidiram que também vão à Corte Superior para tentar impedir a participação da adversária Roseana Sarney na disputa. O recurso da defesa de Lago será apresentado amanhã” (veja aqui). Aqui eles caíram na realidade. A “chantagem” não funcionou.


Sem motivos


Conversei ontem (quinta-feira) com a procuradora sobre a primeira nota da Veja. Ela reafirmou não ter visto elementos para impugnar Roseana. Já tinha dado seu parecer contrário no julgamento do caso quarta-feira. Antes da conversa, ela voltou a chamar a atenção do advogado Rodrigo Lago, filho de Aderson Lago (PDT), autor da impugnação. Durante o julgamento da governadora o vice-presidente e corregedor do TRE, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, disse que a impugnação não deveria sequer ter sido aceita por pura “falta de fundamentos”.


Naquela manhã ele defendia o deputado Penaldon Moreira (PSC) da cassação dizendo que a Ficha Limpa era “inconstitucional”. Na noite do dia anterior, defendeu que a nova lei era válida para cassar o registro de Roseana. Por conta disso, passou por um grande constrangimento no TRE (reveja).


O deputado tem seis contas desaprovadas pelo TCE do período que foi prefeito de Presidente Sarney. Dessas, em cinco o prazo de cinco anos para tornar o gestor inelegível expirou – a Lei da Ficha Limpa aumentou esse prazo para oito anos. Como o TRE não aplicou a nova legislação para casos passados, estas cinco contas não foram consideradas no julgamento. Na única que sobrou, ele havia apenas sido multado mas não havia dolo ou ato de improbidade na irregularidade.


“A lei não pode ressuscitar prazos”, disse o filho de Aderson na defesa de Penaldon. “O doutor Rodrigo Lago foi esperto e teve sorte”, alegou a procuradora que, sem ter o que fazer diante da posição da Corte em relação a Ficha Limpa, deu parecer favorável à candidatura do deputado, mas avisando que iria recorrer ao TSE. Agora é esperar a “sorte” se repetir ou não no TSE.


Mais recursos


Ainda sobre o assunto: Carolina da Hora recorreu ao TSE em relação aos deferimentos das candidaturas de João Alberto (PMDB), ao Senado, de Saulo Arcageli (PSOL), ao governo, e Sarney Filho (PV), à Câmara Federal.


Já os advogados que impugnaram José Reinaldo (PSB) também recorreram ao TSE. Eles estão reforçando o argumento que a condenação dele no STJ ocorreu no dia 22 de junho, 18 dias após a promulgação da Ficha Limpa. O candidato ao Senado foi condenado a devolver, em valores atuais, R$ 2,8 milhões ao erário por ter acumulado indevidamente o salário de governador e a pensão de ex-governador ao mesmo tempo em 2002.

do Blog do Décio


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l