Veja o perfil dos candidatos à Presidência da República

Veja o perfil dos candidatos à Presidência da República: "

Jornais, sites, TV e rádio divulgam, diariamente, notícias sobre Marina Silva (PV), Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), candidatos à Presidência da República. Já outros políticos, que também disputam a vaga, recebem pouco espaço, seja pela representação do partido ou a trajetória política.


Nem mesmo os institutos de pesquisa citam os nomes de Ivan Pinheiro (PCB), Rui Pimenta (PCO) e Américo de Souza (PSL), por exemplo, nos questionários que verificam a intenção de voto do eleitorado brasileiro.


O fato é que aparecendo na imprensa e pesquisas, ou não, os 10 candidatos usam as ferramentas que dispõem, principalmente na internet, para garantir a divulgação de propostas para a disputa presidencial. Confira abaixo o perfil dos que vão concorrer ao Planalto.




Américo de Souza (PSL)

Bacharel em direito, ciências econômicas, administração, ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. É ex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão. Em 2006, foi candidato a vice-presidente.

http://www.pslnacional.org.br

Twitter
: @AmericoPSL





Dilma Rousseff (PT)

É natural de Belo Horizonte. Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil.

http://www.dilmanaweb.com.br

Twitter: @dilmabr





Ivan Pinheiro (PCB)

Advogado, é secretário geral do PCB. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Já se candidatou a deputado federal e a vereador. Também já disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro.

http://www.pcb.org.br/






José Maria Eymael (PSDC)

Nasceu em Porto Alegre, é formado em direito, com especialização na área tributária, e em filosofia pela PUC-RS. Há mais de 30 anos atua como empresário nas áreas marketing e comunicação. Ex-deputado federal, já disputou a Presidência duas vezes.

http://www.psdcbrasil.org.br

Twitter: @eymael





José Serra (PSDB)

Ex-governador de São Paulo, já foi deputado federal, senador e ministro da Saúde e do Planejamento. Tem formação superior em Economia, concluída no Chile, e em Engenharia, pela Universidade de São Paulo.

http://www.serraescreve.blogspot.com

Twitter: @joseserra_






Levy Fidélix (PRTB)Atuou como apresentador de TV, diretor de criação em agências de publicidade e professor. Foi um dos fundadores do PL e esteve no PTR. Já disputou eleições para presidente da República, prefeito de SP, governador, vereador e deputado federal.

http://www.prtb.org.br/

Twitter: @levyfidelix





Marina Silva (PV)

Nasceu no Acre, onde formou-se em história. Foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual e senadora. Atuou no governo Lula como ministra do Meio Ambiente, de 2003 a maio de 2008. Participou da fundação do PT, do qual se desfiliou em 2009.

http://www.minhamarina.org.br/

Twitter: @silva_marin





Plínio Sampaio (Psol)

Promotor público aposentado, é mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Tem atuação junto à Igreja Católica. É presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária.

http://pliniopresidente.com/
Twitter: @pliniodearruda






Rui Pimenta (PCO)

Formado em jornalismo, participou da fundação do PT, com atuação em SP e no ABC. Na década de 80, atuou no sindicalismo. Após ajudar a fundar o PCO em 1996, foi candidato a vereador, a deputado federal e a prefeito de São Paulo.

http://www.pco.org.br/ruicostapimenta/






Zé Maria (PSTU)

Metalúgico, participou de movimentos sindicais no ABC na década de 1970. Foi um dos fundadores do PT, do qual saiu nos anos 90. É um dos fundadores e atual presidente nacional do PSTU. Integra a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

http://www.pstu.org.br/

Twitter: @zemaria_pstu




(Portal G1)




"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini