Pular para o conteúdo principal

Território sem lei*

Território sem lei*: "

Estacionar no Centro de São Luís tornou-se um dilema há vários anos. Com ruas estreitas e um movimento crescente de veículos e pedestres, aquele espaço há muito tempo está saturado, o que requer uma solução urgente do poder público. A situação tornou-se ainda mais grave nos últimos seis meses, com o fim do contrato entre a Prefeitura e a empresa responsável por administrar as vagas em vias de grande fluxo de trânsito, como as ruas de Santana, da Paz, do Sol e do Passeio. Sem qualquer ordenamento, o cenário, que já era caótico, tornou-se ainda mais desorganizado, como se a área não estivesse sujeita a nenhuma lei que vise à civilidade.


A ausência de qualquer informação oficial por parte da Prefeitura sobre o término do contrato para gestão do sistema de estacionamento no Centro deixa a população ainda mais indignada. Não avisar aos cidadãos sobre a interrupção de um serviço que com o passar do tempo tornou-se essencial é um acinte. Desativado desde o início do ano, o sistema de estacionamento hoje não obedece a nenhuma regra. Em lugar dos agentes de fiscalização e dos parquímetros, tem-se agora o domínio exclusivo de flanelinhas, que com seu despreparo e ganância tornam o ato de estacionar uma tarefa difícil e tensa. Reféns desse ambiente de extrema desordem, os motoristas, além de enfrentar dificuldade para encontrar vagas, são obrigados a conviver com a hostilidade quando ousam questionar os valores impostos pelos guardadores.


Ameaças, agressões físicas e atos de depredação são algumas das situações as quais donos de veículos estão sujeitos quando estacionam no Centro. As ações criminosas ocorrem com uma freqüência absurda que fica difícil para as autoridades de segurança coibi-las. Os meliantes disfarçados de flanelinhas contam ainda com a complacência de uma parcela dos policiais, que fazem vista grossa para os seus delitos. Assim, tem-se um círculo vicioso em que o maior prejudicado é o cidadão que precisa se deslocar para o Centro, seja para trabalhar, fazer compras, pagar contas ou cumprir outro compromisso.


A prefeitura tem a obrigação de colocar ordem no sistema de estacionamento do Centro de São Luís. Além dos transtornos causados aos ludovicenses, o ambiente caótico provoca má impressão em turistas e em pessoas que viajam à capital maranhense a negócio e que muitas vezes precisam se locomover nessa área da cidade. A solução para o problema deve vir de forma urgente, pois ao adiá-la, a administração municipal não só contribui para que a situação se agrave como dá uma prova de falta de compromisso.


Considerado ainda o coração da cidade, o Centro carece de uma atenção maior do poder público. A desordem que impera no sistema de estacionamento é apenas um dos inúmeros problemas que comprometem o dia-a-dia de quem mora, trabalha ou transita na área. Muito mais do que uma ação de governo, dar ao Centro melhores condições de urbanidade é uma prova de amor à cidade.


* Editorial publicado nesta sexta-feira em O Estado do Maranhão


Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l