Pular para o conteúdo principal

PF e CGU fazem operação contra desvio de dinheiro no interior do MA

PF e CGU fazem operação contra desvio de dinheiro no interior do MA: "

Operação Orthoptera 2

FONTE: PORTAL HOJE

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em São Francisco do MA; ao menos 10 pessoas foram conduzidas para serem ouvidas pela PF


De acordo com a PF, o ‘chefe da quadrilha é o ex-prefeito de São Francisco do Maranhão, Jônatas Alves de Almeida (PDT)




POR VALQUÍRIA FERREIRA e

OSWALDO VIVIANI


A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram, na manhã de ontem, a “Operação Orthoptera 2”, no município de São Francisco do Maranhão (a 606 quilômetros de São Luís). Na operação foi desarticulada uma quadrilha especializada em desviar dinheiro destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com a Polícia Federal e a CGU, o “chefe da quadrilha” é o ex-prefeito de São Francisco do Maranhão, Jônatas Alves de Almeida (PDT), que juntamente com parentes, funcionários públicos e empresas, desviava recursos destinados ao Fundeb. O prejuízo com o esquema criminoso foi de R$ 2,4 milhões, que teriam sido desviados no período de 2005-2008.


Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sendo apreendidos um caminhão F-4000, uma caminhonete Hilux, documentos e CDs.


Nenhum dos acusados de participação no esquema foi preso, mas ao menos 10 pessoas foram conduzidas até a sede da Superintendência da Polícia Federal em Teresina (Piauí) para prestar esclarecimentos.

Em entrevista coletiva realizada na Superintendência da Polícia Federal no Maranhão, o superintendente Eugênio Coutinho Ricas disse que a prisão dos suspeitos não foi possível porque o juiz do município de Barão do Grajaú entendeu que não havia evidencias necessárias para decretar a prisão preventiva do grupo.

“O grupo destinava a verba vinda pelo Fundeb para algumas ‘empresas’, que só serviam para emitir notas para justificar o gasto da verba. Eles usavam o dinheiro para beneficio da quadrilha”, afirmou o superintendente da PF.

As investigações levadas a cabo pela PF e pela CGU no Maranhão tiveram como ponto de partida o monitoramento da utilização excessiva de movimentações financeiras à conta do Fundeb mediante cheques avulsos, saques contra recibo e cheques nominais “ao emitente”, bem como o uso de “contas de passagem”, dentre outras manobras, cuja finalidade era maquiar o desvio de verbas oriundas da Educação.


Segundo a Polícia, Jônatas Almeida se elegeu como prefeito em 2008, com recursos desviados do Fundeb, além de ter patrocinado a campanha de outros políticos. A organização é acusada dos crimes de capitação ilícita de sufrágio, falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, uso de documento falso, formação de quadrilha, e fraude de licitação. O nome dos envolvidos não foi divulgado.


A “Operação Orthoptera 2” vai continuar com a análise do material apreendido, e ainda deve ser realizada nos municípios de Alto Amarante (PI), Floriano (PI) e Barão do Grajaú (MA).


Orthoptera 1 – A primeira Operação Orthoptera ocorreu em 17 de novembro de 2009, quando foram cumpridos 24 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão em São Luís e Alcântara, ambas no Maranhão. Foram alvos da operação a ex-prefeita de Alcântara, Heloísa Leitão, o ex-presidente do Sinduscon, José Orlando Soares Leite Filho, e o ex-secretário de Finanças de Alcântara, Ronaldo Plácido. Eles foram acusados de desviar mais de R$ 5 milhões do Fundeb.


Cenário político tumultuado – O cenário político em São Francisco do Maranhão está conturbado desde a cassação do prefeito eleito em 2008, Jônatas Alves de Almeida (PDT). Por ordem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foram realizadas eleições suplementares em 28 de fevereiro, saindo vitorioso Francisco Ademar dos Santos, o “Chico Pechó” (DEM), que concorreu com Vicente Soares da Silva Neto, o “Neto Soares” (PT).


No entanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anulou a resolução que fixou as regras para a eleição de fevereiro. Os ministros determinaram ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão que marque nova data para a eleição.


Segundo o relator, ministro Aldir Passarinho Junior, no cadastro de eleitores do município aptos a votar no pleito suplementar deveriam constar os cidadãos com domicílio eleitoral no município que se cadastraram em tempo hábil (151 dias antes do pleito), e não apenas os 8.632 que se habilitaram a votar na eleição de outubro de 2008.


Apesar da pequena diferença de 165 eleitores entre o cadastro de 2008 e o de 2010, o relator destacou que esses 165 eleitores foram privados do “inalienável direito do voto e impedidos de exercer a cidadania ativa”.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l