MA: CLA pode lançar, hoje, Foguete de Treinamento Básico

MA: CLA pode lançar, hoje, Foguete de Treinamento Básico: "


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza, na tarde de hoje (26), o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), um protótipo de pequeno porte para treinamento do sistema operacional e das equipes responsáveis por operações deste porte no CLA. O foguete, que possui apenas um estágio – quando só há uma câmara de combustão –, três metros de comprimento e 68 kg, pode alcançar uma altura de até 30 km durante o voo.


Além de hoje, o CLA terá ainda outro lançamento, na próxima segunda-feira (2), desta vez do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) Experimental, com o objetivo de treinar o quadro efetivo do centro de lançamento e a avaliação do projeto de desenvolvimento do veículo, incluindo o motor e sua carga útil.


Os dois veículos são fabricados pela empresa nacional AviBras Indústria Aeroespacial – empresa com sede em São José dos Campos (SP), que também desenvolve componentes para os foguetes Sonda I, Sonda II e Sonda II-C –, que busca, com essas operações, a obtenção de dados para qualificação e certificação do veículo. Além do CLA, os profissionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN), também participam da operação.


A operação tem como finalidade o treinamento operacional do CLA, como sistemas de lançamento, monitoramento e rastreio do protótipo e de recursos humanos. A atividade integra o conjunto de ações para preparar o Centro de Alcântara para lançamentos de foguetes de grande porte, a exemplo do Cyclone-4, previsto para 2011 e do Veículo Lançador de Satélites (VLS), cuja previsão é para meados de 2012.


O Imirante

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini