Leia a coluna de Aldir Dantas desta terça-feira(06)

Leia a coluna de Aldir Dantas desta terça-feira(06): "






VOLKSWAGEN TEM ACUSADO DE QUADRILHEIRO NO MARANHÃO


Demorou muito, mas antes tarde do que nunca. A decretação de prisão preventiva para o elemento Alessandro Martins, travestido de empresário da bandeira Volkswagen em São Luís, se fazia necessário para os inúmeros crimes por ele praticado, sendo indiciado em processos por formação de quadrilha, falsificação de documentos públicos, crimes por contra a ordem econômica e contra as relações de consumo, estelionato e uma série de outros. A periculosidade do elemento não tem dimensão e a sua audácia ultrapassou limites, tripudiando de consumidores e mais precisamente de autoridades. Detentor de muita influência em instituições dos poderes constituídos acreditava e ainda deve acreditar na impunidade. A prisão de Alessandro Martins é um dever para o cumprimento de um mandato judicial. A grande expectativa é que o Tribunal de Justiça não revogue a preventiva com o acusado foragido. Das autoridades policiais se espera uma maior agilidade diante do que ficou muito a desejar no andamento do inquérito policial contra o homem da Euromar. Chegou inclusive a proporcionar muita indignação nas centenas de pessoas vítimas do quadrilheiro Alessandro Martins, segundo denúncias ao Ministério Público.



INDIGNAÇÃO NO VELÓRIO DE SEMINARISTA


O assassinato do seminarista Mário Dayvit Pinheiro Reis, de maneira cruel e covarde se constituiu em mais um registro de insegurança na cidade. O passamento do jovem que seria ordenado sacerdote ano que vem, causou um profundo pesar à Igreja Católica e motivou mais reflexões sobre o problema sério de violência em São Luis. Mário Reis era uma pessoa de carisma e compromisso com o próximo e se dedicava à comunicação da Arquidiocese de São Luis. Para quem o conheceu foi um choque e lamentações pela irreparável perda. Alguns padres presentes ao velório manifestaram muita indignação e registraram que está na hora das autoridades deixarem os discursos evasivos para uma prática realista. Não se pode diminuir a violência somente com repressão, mas também com prevenção e políticas sociais, acrescentaram. Às 15h56m do ultimo domingo, Mario encaminhou para o meu e-mail uma matéria sobre o Encontro Regional da Pastoral dos Surdos, ocorrido no salão paroquial da Igreja São José e São Pantaleão local do seminário e da sua residência. Quatro horas e meia depois ele foi violentamente assassinado na porta de casa.



ZÉ REINALDO VAI PARA ELEIÇÃO SEM O GRUPO SARNEY


O ex-governador José Reinaldo Tavares poderá pela primeira vez disputar uma eleição para um cargo político sem o apoio da família Sarney. Com a exceção do curso de engenharia civil, todos os cargos que constam do seu currículo foram alcançados por indicação de José Sarney e Roseana Sarney. Se foi dirigente da Novacap, Dnocs, Sudene, Ministro dos Transportes, deputado federal, Secretário de Obras do Estado, vice e Governador do Estado, nada foi conquistado por esforço seu, mas do grupo político que o apoiou por décadas. Diante das suas falácias e agressões as pessoas que fizeram o seu currículo, o ex-governador José Reinaldo Tavares tem uma oportunidade impar para mostrar o seu prestígio político pessoal como candidato ao senado. Caso não obtenha sucesso em sua primeira disputa eleitoral sem o apoio do grupo Sarney, nada poderá contestar, apenas caminhar para o ostracismo.



MAGISTRADOS LUTAM POR FÉRIAS DE 60 DIAS


Magistrados e integrantes do Ministério Público se organizam em defesa da Proposta de Emenda Constitucional – PEC 48/09, que garante para juízes e membros do MP, férias de 60 dias e férias coletivas de igual duração, que foram extintas em 2004 com a Reforma do Judiciário. Defensores públicos se alinham em defesa da PEC, que poderá vir a beneficiá-los.


CONTROLE EXTERNO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal deverá votar a Pec 30/07, que cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e do Ministério Público junto aos Tribunais de Contas. A Proposta de Emenda Constitucional recomenda a criação de um órgão superior de controle administrativo, financeiro e disciplinar para os tribunais de contas, semelhante aos que foram implantados nas esferas da Justiça e Ministério Público – o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público.



CAIU O MONOPÓLIO DOS CARTÕES DE CRÉDITO


As operadoras de cartões de crédito Mastercard e Visa, detentoras de 95% do mercado que controlavam distorções e custos ao comércio e ao consumidor com taxas e descontos abusivos perderam o monopólio. Com as novas regras estabelecidas desde o último dia primeiro, os comerciantes e empresários em geral podem optar por uma ou outra máquina ou por outra credenciadora como a Cielo, a Redecard e Santander, esta última que entrou agora no mercado. Diante de uma nova situação, os lojistas poderão escolher a que lhes oferecer aluguel de máquina mais barato e menores taxas de juros.



PROCESSOS CONTRA PARLAMENTARES NO STF


O número de processos contra deputados e senadores em andamento no Supremo Tribunal Federal dobrou desde o início da atual legislatura. O total das investigações envolvendo deputados e senadores subiram de 197, em abril de 2007 para 397, conforme levantamento do site Congresso em Foco, concluído em 30 de maio. No mesmo período, saltou de 101 para 169 a relação dos congressistas que estão na mira da mais alta corte de justiça do país. De cada sete parlamentares, dois têm contas a ajustar com o STF.



DÍZIMO PODERÁ SER DESCONTADO DO IMPOSTO DE RENDA


Tramita na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 3543/2008, de autoria do deputado evangélico Eduardo Cunha que estabelece a dedução de imposto de renda de quantias doadas às instituições religiosas. O fiel poderá deduzir do imposto de renda, o dízimo e ofertas entregues às Igrejas.



ZÉ REINALDO HOSTILIZA ROBERTO ROCHA E JACKSON


O ex-governador José Reinaldo Tavares, diante da frustração em não ser candidato único das oposições ao Senado, decidiu hostilizar o deputado federal Roberto Rocha, candidato ao senado pela coligação PSDB e PDT e o próprio Jackson Lago. Zé Reinaldo é hoje o político mais interessado na defenestração da candidatura do ex-governador cassado e não esconde de que acredita na aplicação da Lei Ficha Limpa contra a pretensão de Jackson Lago. O seu sonho é ver Roberto Rocha como candidato ao Governo do Maranhão e ele passe a ocupar o espaço aberto ao Senado Federal. O direito de sonhar não implica na transformação em realidade, principalmente na presente conjuntura política.


REUNIÃO PRIVATIVA DOS BISPOS


No próximo dia 19, na cidade de Imperatriz será realizada a segunda reunião privativa do episcopado maranhense no presente exercício. Pela primeira vez estarão presentes no colegiado os bispos Dom Vilson Basso (bispo da Diocese de Caxias) e José Valdeci Santos Mendes (bispo da Diocese de Brejo), que embora ainda não tenha sido sagrado e empossado, mas a partir da nomeação do Vaticano, passa a ter todas prerrogativas. No mesmo dia e na mesma cidade será aberta a XV Assembléia Regional de Pastoral, que irá até o dia 23. Os assuntos que devem dominar os debates no encontro estão: violência na cidade e no campo, as eleições, a Lei Ficha Limpa, o Limite de Propriedade e o Plebiscito Popular.


LANÇAMENTO DO CD: FAMÍLIA ONDE ESTÁS?


O Movimento Familiar Cristão e várias outras entidades da Igreja Católica vão promover no dia 07 de agosto o Grande Show da Família como parte da Semana Nacional da Família, o lançamento de um cd com músicas de meditação e de embalo do coração. O evento será marcado com uma grande festa na Associação dos Empregados da Eletronorte- Turu. Maiores informações para o Povo de Deus, com o casal Oséas e Léa, através dos fones 9146-0074 e 3274-2856





"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos