Pular para o conteúdo principal

Lei impõe limites.

Lei impõe limites.: "








O político tem que ser popular, tem que falar sempre aquilo que a população quer ouvir, até porque se fosse o contrário não teria votos necessários para se eleger, mas nem por isso ele pode mentir, exagerar, prometer aquilo que não pode cumprir. O objetivo de todo e qualquer homem público é ser popular – assim ele garante a sua sobrevida na atividade político-eleitoral. Muitos alcançam a popularidade, muito embora seja por tempo limitado, geralmente apenas o tempo de sua permanência no poder.


O populismo rasteiro tem produzido estragos irreparáveis ao longo do tempo. Os estudiosos tentam entender o fenômeno da popularidade de alguns que beira a estratosfera. Diz-se, por exemplo, do atual presidente, que ele tem mais de 90% de aprovação da sociedade brasileira, segundo informações de vários institutos de pesquisa. É justo porque o governo federal tem feito uma grande obra social através de programas de redistribuição de renda.


O que não é justo é que tais programas sejam utilizados com fins eleitoreiros. Os seus defensores certamente dirão que outros o fizeram antes dele e certamente outros mais o farão depois de sua passagem pelo poder. É verdade. O uso de programas oficiais em campanhas políticas não vem de hoje. Praticamente todos os presidentes, governadores e prefeitos sempre se utilizaram da estrutura pública para distribuir benefícios que mais tarde serão cobrados com votos para si e seus candidatos.


Getúlio Vargas mandava distribuir sopa nas favelas do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Concentrou estes esforços nos maiores estados, onde também se concentrava um grande número de pessoas carentes – e de onde poderia facilmente difundir pelo restante do país a sua “extrema bondade” que o colocaria no patamar de “pai dos pobres”.


Juscelino Kubitschek inovou. Ele institucionalizou a distribuição de alimento aos menos favorecidos através da criação a LBA (Legião Brasileira de Assistência). Os militares, que assumiram nos anos 60, implantaram programa de aposentadoria para homem do campo. Com isso ganharam muito apoio popular. Emilio Médici chegou a ter 96% de aprovação, segundo informações de Elio Gaspari, em “As ilusões armadas”.


José Sarney, que assumiu com a redemocratização, criou o programa do leite que ajudou a criar muita criança pobre por este Brasil imenso. No entanto, foi desvirtuado em sua essência. Ele chegou ao pico de aprovação com o Plano Real, quando atingiu mais de 80%.


Nada disso, entanto, permite ao governante abusar da própria condição. Ele, como qualquer cidadão do país, tem sua atuação restrita ao limite imposto pela legalidade. Não faz sentido um presidente, só porque tem aprovação recorde, fazer o que lhe der na telha, porque neste caso tudo poderá ser feito sob o pretexto de que nada se pode contestar – porque o governante tem as costas largas pelo apoio dos mais pobres – a imensa maioria.


Postado do Jornal Diário do Povo




"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l