Pular para o conteúdo principal

Imperatriz, 158 anos de história

Imperatriz, 158 anos de história: "

do Correio de Imperatriz


Parafraseando Marisa Monte, afirmo: “Há um Vilarejo [aqui], onde areja um vento bom… [Somos] Terra de heróis [e] lares de mãe”; relembro com a citação; a forte representatividade em torno do dia 16 de julho, aniversário do Município de Imperatriz.

Dessa forma, serão inúmeras comemorações alusivas aos 158 anos de quem fora chamada: Povoação de Santa Tereza, Vila Nova da Imperatriz, e por último, Imperatriz, homenageando Imperatriz Teresa Cristina, esposa do Imperador Dom Pedro II. A população nesta semana se reverte de uma euforia explicável, afinal de contas é a maior festividade da Princesa do Tocantins.

Como forma de estimular a produção cultural e educacional locais e para homenagear a cidade ou a eterna Terra de Frei Manoel Procópio, vários eventos ocorrerão: Cinema Itinerante, Corrida 16 de julho, Entrega da Comenda Frei Manoel Procópio, Feira dos Estados, Show da Cidade,Corte do Bolo de 158 metros e Concursos de Fotografia, Artes e Redação; que refletem a relevância da data para o poder público através da Prefeitura de Imperatriz e para a população.

Para Cristiane dos Anjos, 24, estudante de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-campus de Imperatriz), o dia 16 de julho tem relevância social, cultural e histórica.

“Moro em Imperatriz há quatro anos, e participar de mais um aniversário de sua fundação tem uma importância simbólica que marca o início da formação cultural de um povo. Todo grupo social necessita de uma reafirmação de sua origem e vemos isso a cada comemoração de aniversário. Todo povo necessita de sua história pra consolidar-se como tal, daí a importância histórica do dia 16 de julho. Afinal, um povo sem história é um povo sem memória”, finaliza Cristiane.

“Nasci e cresci em Imperatriz e para mim, comemorar mais um aniversário da nossa cidade é perceber que mais um ano se passou e ocorreram muitas mudanças na educação, cultura, saúde e aspectos sociais”, afirmou Jordânia Natália Aguiar Carneiro, 19, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA-campus de São Luís).

História e memória

Em 26 de junho de 1849, sai do porto de Belém uma expedição com destino à Imperatriz, suas obrigações eram: estabelecer um presídio, implantar uma colônia militar e fundar uma missão religiosa. Segundo Edmilson Sanches (2002) Imperatriz nasceu sob o signo conjunto de “segurança, fé, estudo e trabalho”, pois na expedição vinham militares, religiosos como Frei Manoel Procópio, cientistas e colonos. Com isso a idéia do Governo do Pará, na época Estado do Grão-Pará, era povoar o extenso deserto que formava toda essa região ao longo do rio Tocantins. Durante um bom tempo todo o sudoeste maranhense esteve povoado pelos Timbiras, que foram derrotados na metade do século XIX pelos criadores de gado.

Em 16 de julho de 1852 os índios habitantes dessa região estavam às margens do rio quando percebem assustados a chegada de um navio que aporta à margem direita do rio Tocantins, mas seus tripulantes só fazem contato com eles um dia depois. Ao chegarem, os colonos, os religiosos e os militares são amistosos e distribuem vários tipos de presentes. Com o passar dos dias Frei Manoel Procópio ganha sua confiança, constrói uma pequena capela e logo trata da catequese dos índios.

Luana Barros
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l