A força da bancada feminina na Assembléia

A força da bancada feminina na Assembléia: "



do Marco Aurélio D'Eça



Todas as deputadas estaduais que decidiram concorrer à reeleição em outubro devem voltar à Assembléia Legislativa em 2011. Cleide Coutinho (PSB), Graça Paz (PDT), Gardênia Castelo (PSDB) e Eliziane Gama (PPS) têm amplas chances de estar entre os mais votados de suas coligações.


E a bancada deve aumentar, com a provável eleição de Vianey Bringel (PMDB), Francisca Primo e Fransuíla Soares (ambas do PT).


A coligação encabeçada pelo ex-governador Jackson Lago (PDT) deve eleger as deputadas Gardenia Gonçalves e Graça Paz entre as mais votadas. As duas inclusive, têm força na capital maranhense. Gardeninha é filha do prefeito João Castelo (PSDB); Graça é mulher do coordenador-geral da campanha de Jackson e ex-candidato a prefeito, Clodomir Paz (PDT).


A coligação encabeçada pelo candidato Flávio Dino (PCdoB) também deve eleger suas duas parlamentares. Cleide Coutinho, por sinal, deve ser uma das mais votadas deputadas estaduais do Maranhão. Mulher do prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), ela tem potencial para votação expressiva em vários municípios da região dos Cocais. Eliziane Gama, por sua vez, é a favorita entre os candidatos evangélicos e ganhou força também pela atuação na CPI da Pedofilia.


Mas é a coligação de Roseana Sarney (PMDB) que deve eleger o maior número de deputadas. Pelo menos três devem figuar entre os mais votados de suas legendas. Vianey Bringel é mulher do prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel e figura entre os favoritos do Chapão roseanista. Francisca Primo é mulher do prefeito Marcos Antonio Primo (PDT), de Buriticupu, e também sai com forte votação no PT. Fransuíla Soares é fortemente votada na região de Balsas e deve complementar sua eleição em vários municípios.


A bancada feminina na Assembléia deve ter, portanto, sete representantes em 2011, apesar da desistência de Helena Barros Heluy (PT) e Fátima Vieira (PP), e da cassação de Graciete Lisboa (PMDB).


É a mais consolidada enre as bancadas da Casa…


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos