Pular para o conteúdo principal

Flávio Dino já cometeu crime eleitoral?

Flávio Dino já cometeu crime eleitoral?: "

do Blog do Décio

Caminhada de Flávio Dino na segunda-feira já tinha bandeiras com seu número


Na terça-feira passada conversei com o o candidato Saulo Arcangeli (PSOL) e os coordenadores de campanha dos candidatos Roseana Sarney (PMDB), Luis Fernando Silva, e de Jackson Lago (PDT), Clodomir Paz, querendo saber deles quando iniciariam suas campanhas. Naquele dia o deputado Flávio Dino (PCdoB) já iniciava sua movimentação com uma caminhada pela Rua Grande. Foi nesse dia que o ex-casal Alexandra e José Reinaldo Tavares (PSB) trocou aquele beijo num momento prá lá de iluminado (reveja).


Pois bem. O que chamou a atenção de todos os entrevistados foi o fato de naquela data nenhum candidato tinha ainda os documentos exigidos pela Justiça Eleitoral para dar início à campanha: certidão do resgistro, conta e CNPJ, principalmente. Isso é necessário para que se possa fazer gastos. Os documentos só foram providenciados pelo TRE – e nem dava para fazer antes – ao longo da semana. Mesmo assim Jackson e Roseana ainda não foram para rua porque é preciso dinheiro na conta para que possam se movimentar sem gerar dúvidas quanto ao cumprimento da lei.


Arcangeli, Luis Fernando e Clodomir acharam estranho Flávio Dino ter colocado naquela terça-feira seu bloco na rua. “Nessa caminhada não houve água. Isso não é gasto? Quem foi que pagou? Eu não sei como estão fazendo isso?”, questionou o coordenador de Jackson na ocasião. A assessoria do comunista explicou que na caminhada não houve gastos porque o movimento foi organizado por militantes. Mas a foto já mostra bandeiras com o número do comunista. Mais: nessa mesma terça-feira já estava no ar a página de candidato de Flávio Dino na internet, o que deve ter implicado em gastos.


O que diz a lei


A resolução 23.217 do TSE diz que “sob pena de desaprovação das contas, a arrecadação de recursos e a realização de gastos por candidatos, inclusive dos seus vices e dos seus suplentes, comitês financeiros e partidos políticos, ainda que estimáveis em dinheiro, só poderão ocorrer após a observância dos seguintes requisitos: solicitação do registro do candidato ou do comitê financeiro, conforme o caso; inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha; emissão de recibos eleitorais”.


A resolução define como gastos eleitorais a propaganda e publicidade direta ou indireta, por qualquer meio de divulgação, destinada a conquistar votos; despesas com transporte ou deslocamento de candidato e de pessoal a serviço das candidaturas; realização de comícios ou eventos destinados à promoção de candidatura; custos com a criação e inclusão de páginas na internet.


A lei diz ainda que qualquer partido político ou coligação poderá representar à Justiça Eleitoral, no prazo de 15 dias da diplomação, relatando fatos e indicando provas, e pedir a abertura de investigação judicial para apurar condutas em desacordo com as normas da Lei nº 9.504/97 e desta resolução relativas à arrecadação e gastos de recursos. E completa: “comprovados captação ou gastos ilícitos de recursos, para fins eleitorais, será negado diploma ao candidato, ou cassado, se já houver sido outorgado”.


Página foi colocada no ar um dia após o registro e já trazia notícia sobre a caminhada


Nos dias seguintes, o candidato comunista continuou com atividades de rua pelo interior do Maranhão. Neste final de semana comandou uma carreata em São Luís. A prefeita de Matões, Suley Pereira (PDT), distribuía bandeirinhas com o número dele aos motoristas. Carros de som descaracterizados (sem a propaganda de Flávio Dino) embalavam os militantes. Em 2008, durante a campanha para Prefeitura de São Luís, o comunista foi acusado pelo então candidato Gastão Vieira (PMDB) pelo mesmo fato, mas ação acabou sendo indeferida por ter sido ajuizada de maneira errada.


Se o caso relatado acima configura ou não crime eleitoral, eu não posso afirmar. Caberá ao Ministério Público Eleitoral e aos adversários analisarem a questão. Agora que não pega bem para um ex-juiz federal ter pela segunda vez um fato desse sendo questionado em sua campanha, disso eu não tenho dúvidas.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l