Estudante da rede estadual ganha concurso nacional de literatura

Estudante da rede estadual ganha concurso nacional de literatura: "


do BLOG: Hildo Rocha




Com a única redação selecionada entre os concorrentes maranhenses, o estudante maranhense do Centro de Ensino Manoel Beckman, Habraão Lucas Albuquerque de Sousa, 17, conquistou o primeiro lugar da Maratona Nacional Joaquim Nabuco, promovida pela Caixa Econômica Federal (CEF) e Academia Brasileira de Letras (ABL). Com o tema “Joaquim Nabuco, sua vida e sua obra”, o vencedor foi premiado com uma viagem cultural ao Rio de Janeiro e um kit de livros literários.

Maranhense de São Luís e estudante do primeiro ano de ensino médio maranhense da rede estadual de ensino, Habraão Lucas concorreu com alunos de todo o Brasil e ficou entre os cinco melhores do país. Ele e a professora orientadora Maria Ribamar Silva embarcam, nesta quarta-feira (21), para uma visita a Academia Brasileira de Letras, local da entrega dos prêmios.

Habraão Lucas conta que tomou conhecimento da premiação por meio da professora orientadora Maria Ribamar Silva. Ele considerou o prêmio uma retribuição pela sua dedicação à leitura e às pesquisas sobre a vida e obra de Joaquim Nabuco. A maratona celebra o centenário da morte do abolicionista e poeta pernambucano Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, que foi um dos fundadores da ABL.

“Esta premiação é um desafio para partir em busca de novas conquistas” salientou o estudante, um aficionado em pesquisas sobre as obras de diversos autores brasileiros. Ele espera que sua conquista sirva como exemplo para todos os estudantes do CE Manoel Beckman, localizado no Bairro Bequimão.

O estudante Habraão Lucas é diferenciado, observou a professora orientadora Maria Ribamar Silva. Ela contou que desde que chegou ao colégio notou que Habraão sempre demonstrou uma imensa vontade de participar das atividades em sala de aula e das pesquisas sobre literatura.

A professora orientadora explicou que ele foi um dos poucos estudantes que acreditou no projeto, pois a maioria dos participantes apresentou apenas a biografia do homenageado, enquanto Habraão apresentou um texto mais elaborado, e logo depois foi aperfeiçoado.

Única redação selecionada entre os estudantes do CE Manoel Beckman, Ribamar Silva não esperava pela premiação em primeiro, mas disse que se sentiu feliz em saber que um aluno de primeira série ficou entre os primeiros concorrendo com inúmeros alunos de terceiro ano de vários estados brasileiros.

O diretor do CE Manoel Beckman, Estélio de Sousa Leal, disse que ficou orgulhoso com a premiação nacional de um aluno de sua escola, que conquistou o mérito nesta cadeia estabelecida pela Secretaria de Educação, mostrando que as escolas públicas do Maranhão têm potencial como referência de educação de qualidade.

Além do maranhense Habraão Lucas Albuquerque de Sousa, foram premiados também os alunos Marcelo de Jesus Santos (Sergipe), Gabriel Vivan (Paraná); Adrienne Lorrayne Soares Ribeiro (Goiás), e Gisela da Silva Horta (Minas Gerais).

Estes estudantes visitarão o Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 25 de julho, para conhecer a Academia Brasileira de Letras e diversos pontos turísticos da cidade.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos