Eleições podem influenciar nas refinarias do Nordeste

Eleições podem influenciar nas refinarias do Nordeste: "

do Blog do Mário Carvalho


O jornal Diário do Nordeste, com sede em Fortaleza (CE), trouxe hoje como manchete a possibilidade de que dependendo do resultado das eleições de outubro, os projetos de construção de duas refinarias Premium, sendo uma no Maranhão e outra no Ceará podem ser ou não ser arquivados.


Segundo o consultor e ex-diretor da refinaria de Manguinhos (RJ), Luiz Henrique Sanches, tecnicamente é bastante justificável que o Brasil invista em refinarias. “Mas por que em tantas e justamente naquela região (Nordeste)?”, questionou.


A reportagem ressalta que a Petrobras argumenta que a opção de investir US$ 32 bilhões nos próximos cinco anos para modernizar suas refinarias e construir mais quatro – em Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Maranhão – faz parte da estratégia de agregar valor ao petróleo que será produzido no pré-sal, para depois exportá-lo.


Sobre a escolha do Ceará e do Maranhão, locais em que serão erguidas as sedes das refinarias Premium, dedicadas especificamente a essa função, a estatal argumenta que estariam mais próximas dos mercados europeu e americano.


A escolha do Ceará, segundo analisam fontes do setor, no entanto, estaria ligada à proximidade do PT com o PMDB local. Já o Maranhão estaria representado pelo ex-ministro de Minas e Energia do governo Lula, Edison Lobão (PMDB).


Há também o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), que, dois dias antes da assinatura do contrato para os serviços de terraplenagem da refinaria Premium pela Petrobras, teve encontro com o presidente Lula.



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos